Uma casa de banho segura para os mais pequenos

Artigo colocado em Cozinhas e Wcs | 0

Hoje temos um artigo dedicado a todos aqueles que vão ser pais e a todos os pais que têm crianças e pequenada lá em casa. Já aqui abordamos o tema segurança em casa, dando-te uma série de dicas sobre como organizar a casa de forma segura em função dos mais pequenos. Vamos manter-nos dentro desta temática, mas desta vez, dando mais destaque à segurança na casa de banho  É um artigo especial com dicas e conselhos fundamentais sobre como conseguires tornar a tua casa de banho numa casa de banho segura e como a organizar em função dos mais pequenos. Para ler e tomar nota.

1. Evitar as portas em vidro no duche e banheira - Podem partir devido a uma queda, por exemplo, e causar ferimentos graves. O mais adequado será usar uma cortina de duche em nylon ou noutro tipo de material fluído. Porquê? Simples, porque é um material que resiste à humidade e para além disso, no que diz respeito à segurança dos mais pequenos, reduz significativamente o risco de sufocamento.

Uma casa de banho segura para os mais pequenos
Uma casa de banho segura para os mais pequenos

2. Colocar tapete antiderrapante dentro da banheira e um tapete de saída de banho - O tapete antiderrapante é fundamental dentro de qualquer banheira e/ou duche, visto que reduz o risco de os mais pequeno e os adultos escorregarem. Por sua vez, o tapete de saída de banho também é importante para evitar quedas,  principalmente se o chão for de tijoleira. Dá preferência aos modelos que sequem rapidamente, que resistam à humidade e com um tamanho adequado de modo a cobrir todo o comprimento do fundo da banheira. Prepara tudo antes de dares banho às crianças e nunca as deixes sem vigilância.



3. Colocar todos os objetos perigosos, produtos tóxicos e caixotes do lixo fora do alcance das crianças - Tesouras do cabelo, pinças e outro tipo de objetos afiados, sabonetes, medicamentos e afins devem ser arrumados, de preferência, numa prateleira alta dentro de um armário fechado. Faz o mesmo relativamente ao caixote do lixo.

Arrumação e organização de casa de banho
Arrumação e organização de casa de banho

4. Bloquear o acesso às tomadas elétricas - Faz como nas restantes divisões e protege todas as tomadas elétricas que esteja ao alcance da pequenada e não te esqueças ainda de guardar todos os acessórios elétricos (secador do cabelo, máquina de barbear, etc, …) numa gaveta ou armário fechados.

Ideia para bloquear as tomadas elétricas
Ideia para bloquear as tomadas elétricas

5. Escolher mobiliário com cantos arredondados - Evita as peças de mobiliario com cantos afiados, pois podem magoar seriamente os mais pequenos, principalmente aqueles que adoram brincar na casa de banho. Uma queda pode fazer com que bata com a cabeça na esquina do móvel, causando contusões.

6. Regula a temperatura máxima da água a 50 ºC - É a temperatura suficiente para tomar bons banhos quentes ou duches sem arriscar queimaduras na pele dos mais pequenos.

Deixa uma resposta


2 × 2 =