Truques e astúcias para aplicar no teu jardim esta primavera

Artigo colocado em Jardins e Pátios | 0

O mês de março chegou e com ele chegam também os dias mais amenos (esperemos nós) de primavera. Esta é a altura ideal para começarmos a cuidar do nosso jardim e horta e plantar determinadas árvores de fruto, flores e arbustos. É por essa razão que para o artigo de hoje temos algumas dicas, truques e astúcias de jardineiro para cuidares da melhor forma do teu jardim. E não te esqueças de reservar algum tempo para realizar as tarefas do mês. Toma nota.

Tarefas para o mês de março

  • Semear diretamente na terra os espinafres, as ervilhas e os feijões.
  • Num ambiente ameno, dentro de casa, preparar as sementes de cenoura, tomate, pimento, rabanete, beringela e alface.
    Março é um bom mês para semear tomates, alface ou ervilhas
    Março é um bom mês para semear tomates, alface ou ervilhas
  • Ao ar livre, começar a plantar as ervas aromáticas dentro de um vaso largo. Mas atenção: coloca-as num local abrigado do vento e das chuvas para as proteger das potenciais tempestades de inverno.
  • Em março podes começar a plantar ervas aromáticas
    Em março podes começar a plantar ervas aromáticas
  • Pulverizar um produto inseticida e fungicida sobre as árvores de fruto e sobre as roseiras para as proteger das agressões eternas e dos parasitas.
  • Começar a cortar e aparar os relvados e arrancar todas as ervas daninhas.
    É nesta altura que deves apara a erva do teu jardim e remover as ervas daninhas que foram crescendo durante o inverno
    É nesta altura que deves aparar a erva do teu jardim
  • E se ainda não tiveste tempo, esta é altura de terminar a poda da vinha e dos pessegueiros.

Outras tarefas

  • Terminar a preparação das últimas plantações de árvores e arbustos e não esquecer de plantar as raízes em terra amassada com fertilizantes naturais.
  • Começar a grande limpeza de primavera: usa uma máquina a vapor de alta pressão para limpar os azulejos, o chão e as paredes do terraço, muros dos jardins, etc.
  • Faz um tour pelo jardim e marca as árvores e arbustos que não resistiram ao inverno para serem tratadas e podadas a fim de as poderes recuperar.

Março é mês de frutos vermelhos

O mês de março é ideal para plantar os arbustos e árvores de frutos de calibre pequeno, tais como os frutos vermelhos: framboesas, groselhas, mirtilos, morangos ou amoras.



São pequenos arbustos que não precisam de muito espaço para se desenvolver, ficam bem em qualquer cantinho do jardim (ou até num vaso), não precisam de muita manutenção, são fáceis de conseguir e são um regalo tanto para miúdos como para graúdos. Não percas mais tempo e toca a plantar.

Março é o mês ideal para plantar frutos vermelhos
Março é o mês ideal para plantar frutos vermelhos

Reserva um pequeno espaço no jardim ou na horta para a plantação dos frutos vermelhos. Qualquer local tem potencial desde que seja um local com bastante exposição solar direta. Os frutos vermelhos podem, igualmente, ser plantados em vasos e colocados sobre um balcão ou num terraço. Basta dares asas à imaginação e criar o teu cantinho de jardim “gourmand”. Já não tens mais desculpas para não fazeres deliciosas tartes ou “charlottes” de frutos vermelhos neste verão.

Se tens um jardim de generosas dimensões, podes ainda comprar diferentes variedades de frutos vermelhos e cultivá-los nos locais mais apropriados, nas devidas épocas de plantação, a fim de teres estas pequenas delícias ao longo de todo o verão. Podes encontrar uma panóplia de variedades de frutos vermelhos, seja em sementes ou em vaso, em qualquer estabelecimento de artigos de jardim e afins.

Podes plantar frutos vermelhos diretamente no jardim ou em vasos, desde que apanhem bastante sol
Podes plantar frutos vermelhos diretamente no jardim ou em vasos, desde que apanhem bastante sol

Agora que já sabes todas as tarefas a realizar ao longo do mês de março é só reunir a família e pôr mãos à obra. A jardinagem é um atividade muito divertida e os resultados são muito compensadores: um jardim bonito, com muitas flores, muita cor e árvores de fruto que vão fazer as delícias de toda a família. Bom trabalho.

Deixa uma resposta


7 − = 5