Truques e astúcias de jardineiro para aplicar no mês de maio

Artigo colocado em Jardins e Pátios | 0

Não há nada melhor nesta estação mais quente do que as alfaces, agriões, tomates, pepinos e afins que passam diretamente da terra para o nosso prato. O truque para conseguir os legumes mais frescos é cuidar regularmente da tua horta. Para te ajudar nesta tarefa temos, para o artigo de hoje, mais um mini guia com truques e astúcias de jardineiro para aplicares neste mês de maio. Lê com atenção e toma nota.

Calendário de plantação
Calendário de plantação

Os trabalhos do mês

  • O mês de maio é o mês de recolher as últimas couves-flor de inverno, as alfaces, os primeiros rabanetes de primavera, as primeiras folhas tenras de espinafres, as primeiras cabeças de alho, as jovens folhas de acelga, os espargos e as primeiras couves de primavera.
  • Semear num espaço coberto e com temperatura amena as endívias, as courgettes, as abóboras, mas também os pimentos e malaguetas.
  • Semear nos espaços exteriores (jardins ou hortas) com abrigo as beterrabas, os pepinos e o feijão verde.
    Maio é mês de plantar beterrabas
    Maio é mês de plantar beterrabas
  • Maio também é mês de semear nos espaços exteriores (sem necessidade de abrigo) as cenouras, e as nabiças/nabos.
  • Chegou a altura também de semear na horta (nas zonas mais frescas) os melões, meloas e melancias. Também podes cultivar as sementes em vasos grandes e colocá-los num espaço interior e de temperatura amena perto de uma janela onde bata o sol.
  • Faz com que os teus legumes que estão plantados em vasos se tornem mais fortes antes os meter diretamente na horta: põe os vasos cá fora durante o dia e volta a colocá-los num espaço interior à noite.
  • Mais para o final do mês de maio podes plantar diretamente na horta os pimentos, as malaguetas e os rebentos das beringelas que foram plantados inicialmente nos vasos e guardados em espaços interiores.
    Truques e astúcias de jardineiro: cria um abrigo para as tuas plantações
    Truques e astúcias de jardineiro: cria um abrigo para as tuas plantações
  • Depois das “águas mil” do mês de abril, chega finalmente a altura de plantar os morangos, os tomates e as plantas aromáticas. Se necessário não deixes de as proteger durante a noite, cobrindo-as com um plástico por exemplo.

Outras dicas e astúcias para jardinar ao natural

Para que as tuas hortícolas e frutos cresçam nas melhores condições existem outros cuidados e astúcias de jardineiro que deves saber e seguir. São dicas importantes que te vão ajudar a tornar as tuas tarefas de jardinagem muito mais eficazes.



  • Se habitas numa região mais fria do país, espera que as geadas e chuvas de maio acabem antes de começares com as plantações de todos os legumes e frutos anteriormente referidos.
  • Mantém o teu jardim e horta bem limpos e deixa os pés das tuas plantações bem visíveis. Porquê? Porque assim evitas o desperdício de água e a rega das zonas não cultivadas ou até daquelas ervas daninhas que teimam em crescer no teu jardim.
  • Na horta tenta plantar algumas flores entre os pés dos legumes, porque o perfume de muitas flores ajuda a afugentar grande parte dos insetos.
    Truques e astúcias de jardineiro: planta flores junto aos hortícolas
    Truques e astúcias de jardineiro: planta flores junto aos hortícolas
  • Depois de plantares os pés de tomate e pimentos na terra coloca um bocadinho de estrume. Este vai ajudar os teus legumes a crescer mais depressa e é um ótimo fertilizante natural.

Agora que já sabes todas as tarefas a realizar ao longo do mês de maio é só reunir a família, ir consultando o nosso guia e pôr mãos à obra. Bom trabalho.

Deixa uma resposta


4 × = 28