Tendências decorativas: o grande regresso do padrão leopardo

Artigo colocado em Design e Decoração | 0

Leva um pedacinho de natureza selvagem para o interior da tua casa. Como? Aderindo à última tendência decorativa e adornando a tua casa com têxteis e objetos de padrão leopardo. Mas afinal de onde vem esta tendência? Bem, antes de mais recuemos alguns anos. Nos tempos mais remotos, a pele de leopardo era usada pelos chefes das tribos em África como símbolo de força e poder. Por sua vez, o colonialismo apoderou-se deste padrão para adornar os lares dos europeus mais ricos. Nos anos 50, Christian Dior, inspirado pela sua musa Mitzah Bricard, fez do padrão leopardo  o grande destaque da sua coleção através de casacos, malas, sapatos e outros acessórios. Uma coleção onde estavam refletidos o luxo e a elegância.

No que diz respeito à casa e decoração o padrão leopardo foi preservado pela célebre decoradora Madeleine Castaing (1894-1992). Grande fã do estilo Napoleão III, esta designer de interiores usava o padrão leopardo como um elemento decorativo arrojado e que se destacava dos códigos clássicos. Com o evoluir dos anos,  a tendência padrão leopardo vai e vem, através da alta costura e da decoração e é uma verdadeira fonte de inspiração para muitos criadores,tais como Gianni Versace, Dolce & Gabbana, Olivier Gagnère e até Vivienne Westwood.

Hoje a tendência padrão leopardo está de volta e é por esse motivo que trazemos algumas ideias e sugestões sobre de que forma podes decorar a tua casa com peças de mobiliário, têxteis ou adornos de padrão leopardo (optando sempre pelos materiais sintéticos e não pelas peles naturais).

Tendência padrão leopardo
Tendência padrão leopardo

Apesar de ser uma tendência em decoração, isso não significa que tenhas de decorar todas as divisões da casa com peças e adornos de padrão leopardo, muito pelo contrário. Como se trata de um padrão muito vistoso e arrojado, basta um pequeno apontamento para dar uma nova imagem à tua decoração. Podes seguir os exemplos da imagem e optar por uma peça de mobiliário com padrão leopardo (um cadeirão, um sofá ou mesmo um móvel de apoio…), forrar as escadas com um tecido deste padrão, ou adicionar um pequeno detalhe leopardo à tua secretária e/ou espaço de trabalho.



Papel de parede padrão leopardo
Papel de parede padrão leopardo

Se és mesmo fã do padrão leopardo e adoras usá-lo na decoração da tua casa, então podes sempre optar por forrar as paredes da sala de jantar, por exemplo, com papel de parede padrão leopardo. O nosso conselho: opta por um padrão leopardo em tons neutros (preto e branco ou cinza) e não nos tons de origem para não “sobrecarregar” a divisão. Outra ideia é decorar um espaço neutro e sem grandes apontamentos decorativos com cadeiras ou até de uma mesa com padrão leopardo para dar um toque de cor.

Casa de banho forrada com papel de parede leopardo
Casa de banho forrada com papel de parede leopardo

Na sala, quarto ou até na casa de banho, o padrão leopardo pode ser uma ótima forma de renovar a tua decoração e dar-lhe um toque de cor e criatividade. Seja através do tradicional tapete a imitar pele de leopardo, ou de acessórios e peças decorativas, o esta é a tendência decorativa do momento que não podes mesmo deixar de seguir.

 

Deixa uma resposta


4 × = 16