Tarefas a realizar no jardim no mês agosto: dicas e sugestões

Artigo colocado em Jardins e Pátios | 0

É com o calor de verão e os dias longos do mês de agosto que as plantas e flores nos revelam a sua verdadeira beleza e as árvores, por sua vez, trazem-nos aquele toque de frescura e aquelas sombras deliciosas que mais nos cativam nos dias quentes de verão. Tal como nos restantes meses do ano, agosto também é altura de realizar algumas tarefas no jardim para que este esteja preparado para a chegadas das estações mais frias. Continua a ler o nosso artigo e fica a par de tudo o que deves fazer no teu jardim neste mês de agosto.

No jardim

Plantação

  • Esta é uma boa altura par começar a tratar de determinadas plantações e semear os bulbos de outono, como por exemplo, “cyclamens de Naples”, “crocus”, colchiques e outro tipo de flores que se desenvolvam bem em terras ricas. Não te esqueças de colocar uma estaca na zona em que vais fazer a plantação para identificar o local.
    É importante fazeres a manutenção do teu jardim ao longo de todo o ano
    É importante fazeres a manutenção do teu jardim ao longo de todo o ano

Manutenção

  • Tal como vais fazendo nos outros meses, vai limpando as ervas daninhas do teu jardim com uma máquina própria de jardinagem ou à mão. Se executares esta tarefa regularmente, as ervas daninhas não se expandem pelo jardim com tanta rapidez.
  • Também é importante ires cortando o relvado com alguma frequência. Se ele se mantiver com uma altura certinha torna-se mais resistente aos dias de calor e à seca.
  • Instalar um sistema de rega automática pode ser muito útil nesta altura. Para além de poder ser programado para regar à hora que quiseres é também uma ótima solução  de rega para as semanas em que vais de férias. Assim tens a certeza que as tuas plantas não vão morrer devido ao calor (sem necessidade de pedir aos vizinhos que venham regar o teu jardim).

Na horta

Plantação



  • No que diz respeito às plantações na horta, esta é a altura ideal para semear os seguintes legues: espinafres, beterrabas, milho, rabanetes, nabos, cebola roxa e branca, etc…
    Rega regularmente a tua horta para que as tuas plantações se desenvolvam
    Rega regularmente a tua horta para que as tuas plantações se desenvolvam
  • Nas áreas de pousio, pensa em semear adubação verde, de modo a enriquecer a terra e a zona de plantação.

Manutenção

  • No que diz respeito à manutenção da horta, é nesta altura que deves podar as as ervas aromáticas, cortando as flores de modo a evitar que a planta fique espigada.
  • Também na horta deves ter especial atenção às ervas daninhas, removendo-as com frequência.
    Regar
    A rega é uma das tarefas fundamentais a executar seja no jardim, seja na horta
  • Rega diariamente (pelo menos duas vezes por dia) todos os legumes e plantações da tua horta diretamente na raiz. Para além de estimular o crescimento e desenvolvimento dos legumes, uma rega regular evita também o aparecimento de doenças nas plantas.

 

 

Deixa uma resposta


− 6 = 2