Segurança: como organizar a casa em função dos mais pequenos

Artigo colocado em Organização | 0

Hoje temos um artigo dedicado a todos aqueles que vão ser pais e a todos os pais que têm crianças e pequenada lá em casa. É um artigo especial com dicas e conselhos fundamentais sobre segurança dentro de casa e como a organizar em função dos mais pequenos. Para ler e tomar nota.

Proteger as crianças dos perigos da cozinha: Tal como as borboletas que são atraídas pela luz, também os bebés e as crianças  tem tendência a aproximar-se do fogão, a brincar com tudo o que encontram dentro das gavetas e armários. Portanto, para evitar que as crianças se magoem o melhor mesmo é optares por armários com sistemas de segurança, conservar todos os produtos de limpeza fora do seu alcance, comprar um ecrã de proteção para o fogão  e guardar todos os objetos cortantes o mais alto possível.

Existem muitos perigos na cozinha para os mais pequenos
Existem muitos perigos na cozinha para os mais pequenos

Proteger as crianças dos perigos da casa de banho: Esta é outra das divisões da casa que podem ser encaradas pelas crianças como um verdadeiro terreno de jogo, por isso há cuidados a ter. Se guardas os teus medicamentos na casa de banho é importante que os guardes numa pequena caixa fechada à chave e colocá-la também o mais alto possível. Encontra também um sistema de segurança para fechar as portas da casa de banho (assim evitas que o teu telemóvel ou outro objeto de valor vá parar dentro da sanita).

Colocar barreiras nas zonas perigosas: Se na tua casa não existem portas da cozinha para a sala, por exemplo, ou se tens uma grande e alta escadaria, então o melhor é pensar em colocar uma barreira de segurança nestes locais: uma pequena cancela ou portão. Estes irão permitir que as crianças estejam em segurança enquanto te encontras nas outras divisões da casa.



Coloca cancelas ou portalhas nas escadarias
Para evitar quedas e manter os mais pequenos em segurança, coloca cancelas nas escadarias

Se as tuas escadarias não tiverem corrimão nem nenhum apoio lateral, o melhor é optares por colocar uns vidros altos ou painéis em madeira. Existem ainda outras opções, só precisas de encontrar a opção mais adaptada às tuas necessidades e ao teu orçamento.

Proteção em vidro para escada sem corrimão
Proteção em vidro para escada sem corrimão

Chão em tijoleira ou madeira: Caso tenhas o chão da tua casa num destes dois materiais, o melhor mesmo é colocar um tapete ou alcatifa para amortizar as quedas dos mais pequenos. E para uma segurança extra não te esqueças de colocar também antiderrapantes debaixo dos tapetes. Se a tua tijoleira é demasiado bonita para estar escondida por um grande tapete ou alcatifa, outra opção é reservares apenas um cantinho do teu salão às brincadeiras das crianças e colocar apenas nesse cantinho um tapete e uma caixa de brinquedos.

Evitar os móveis com cantos pontiagudos: mesas de centro, estantes, móveis de televisão, etc. Dá preferência às peças de mobiliário com os cantos arredondados para evitar cabeçadas e acidentes mais graves dos mais pequenos. Também podes optar pela compra de protetores para colocar nos cantos e nas esquinas dos móveis. Uma solução prática e económica.

Opta pelos móveis sem esquinas
Opta pelos móveis sem esquinas

Estas são apenas algumas dicas para que a tua casa seja um território seguro para os teus pequenos. É importante colocar proteções de segurança nas tomadas, esconder todos os fios elétricos, lâmpadas, etc… Segue as nossas dicas!

Deixa uma resposta


6 − 4 =