Salamandra a pellets para aquecer a tua casa neste inverno

Artigo colocado em Sem categoria | 0

Agora que estamos oficialmente na estação mais frio do ano, está na hora de apostar em equipamentos de aquecimento para combater o frio e manter a casa bem quentinha. Aquecedores a gás, elétricos, termo-ventiladores são algumas das opções, que nesta época tendem a subir de preço (já para não falar nos custos associados às contas do gás e eletricidade).

Lareiras também são opções viáveis, mas esburacar uma parede inteira para construir uma lareira também não nos parece a melhor solução. E que tal uma salamandra? A sua aplicação não exige grandes obras, há de vários tamanhos e formas e consomem apenas madeira ou pellets, ou seja, a longo prazo torna-se numa opção bem mais económica e ecológica.

As salamandras são uma ótima solução para manter a tua casa quentinha no inverno
As salamandras são uma ótima solução para manter a tua casa quentinha no inverno

Hoje vamos falar-te de um tipo de salamandra muito específico, a salamandra a pellets. Para além de cumprir a sua principal função e manterem a casa com uma temperatura agradável, também pode ser encarada como uma peça perfeita para dar um toque especial à decoração de uma divisão. O melhor mesmo é continuares a ler o nosso artigo e ficares a saber tudo sobre as salamandras a pellets.

As salamandras a pellets são uma alternativa muito ecológica ao aquecimento tradicional. Como já referimos, para além  da poupança na conta, utiliza um combustível ecológico que não causa danos ao meio ambiente, já que não aumenta os níveis de emissão de CO2 para a atmosfera. Se escolheres a opção de salamandra a pellets, não só estarás a poupar, como também estarás a ajudar na proteção do meio ambiente.



Mas afinal o que são pellets?

Pellets
Pellets

Os pellets são pequenos cilindros feitos de madeira residual, serradura e aparas prensadas muito eficientes para produzir calor. Para teres uma pequena noção, dois quilogramas de Pellets equivalem a um litro de gasóleo. As suas principais vantagens são:

  • Matéria prima orgânica que se aproveita da agricultura
  • Sem risco de explosão
  • Sem fumo ou cheiro
  • Não representa qualquer risco para a saúde
  • É possível reduzir ou aumentar o calor
  • Tanto a potência como a temperatura podem ser programadas
  • O rendimento do calor é superior ao dos outros tipos de aquecedores
  • É um sistema de aquecimento ecológico com emissões de CO2 muito baixas

Como funciona uma salamandra a pellets? 

As salamandras a pellets funcionam automaticamente, podendo ser programadas. O mecanismo é resultado da carga de pellets no cinzeiro, localizado na câmara de fogo. A salamandra conduz esses pellets do depósito de combustível para o cinzeiro graças a um parafuso que gira e extrai os pellets do depósito.

Salamandra a pellets KAMI BRANCA 5.5KW (999€), Leroy Merlin
Salamandra a pellets KAMI BRANCA 5.5KW (999€), Leroy Merlin

Ao mesmo tempo, a resistência é ligada (que normalmente consome cerca de 300 W), queimando os primeiros pellets enquanto a salamandra extrai a ventilação da câmara de fogo e acende os pellets. O ar depois é aquecido através da ventilação frontal, através da janela da câmara de combustão e do seu chassis.

Como vês, é um ótimo investimento para manter a tua casa super quentinha nos dias de inverno e ainda poupares nas faturas do gás e da eletrecidade.

Deixa uma resposta


+ 1 = 5