Que têxteis privilegiar no verão? Conhece aqui a resposta!

Artigo colocado em Design e Decoração | 0

Quando chega uma nova estação, chega também a altura de renovar todos os têxteis aí de casa. E agora que estamos no verão queremos roupas mais frescas, seja no corpo, seja na casa. Para além dos materiais que devem ser mais frescos, os têxteis podem trazer também um toque de cor e frescura à tua casa. E para te ajudar a escolher bem, hoje temos uma série de conselhos com os têxteis mais indicados para cada divisão da casa e os que deves privilegiar no verão.

Têxteis para o quarto

  • Algodão - É a fibra natural mais usada no mundo. E porquê? Porque tem um importante poder de absorção. A vantagem dos têxteis deste material é que pode ser usado em todas as estações do ano. E para que os teus têxteis em algodão durem mais tempo opta os 100% algodão e os de melhor qualidade.
    Linho e algodão são os melhores têxteis para o verão
    Linho e algodão são os melhores têxteis para o verão
  • Linho - é o primeiro material em que pensamos quando nos referimos ao verão. Este regula a temperatura do corpo mesmo enquanto dormimos e por isso é um material que está sempre fresco. É um material que “respira” e muito sólido, mas que ao longo das lavagens vai ficando mais suave.
  • Cetim de algodão - é um material muito visual e que surpreende pelos seus acabamentos matte e brilhantes. É um material muito doce e macio ao toque, confortável e não é “escorregadio”, ao contrário do cetim de poliéster.

Para os espaços exteriores

Têxteis de exterior
Têxteis de exterior

Tal como no interior, também os espaços exteriores podem e devem ser adornados com têxteis. Aliás, se há atura do ano em que os tecidos são superiores às tempestades é durante o verão. Seja qual for o material do teu mobiliário de exterior, nada melhor do que complementar com bonitas toalhas de mesa, proteções para as cadeiras, cortinas, etc … A escolha é imensa no que diz respeito a materiais de fibras naturais. Assegura-te apenas que o tecido é indicado para o exterior e que pode estar exposto ao sol e dá prioridade às cores leves de verão tais como os brancos, beges, etc …



 Para a casa de banho

Os têxteis de casa de banho são os que têm menos opções de escolha, no entanto opta pelos materiais mais ligeiros e que sequem mais rapidamente com o calor. As cores de inverno dão lugar às cores de verão: branco, azul, coral, verde. os têxteis com motivos também são ótimos para reavivar a divisão

Para a sala de jantar

É no verão que as mesas de jantar mais sóbrias e com têxteis escuros dão lugar a um estilo mais estival. O linho, o algodão e as matérias naturais são perfeitas para decorar a tua mesa de jantar. Ao nível das cores tudo é permitido, cores vivas, padrões geométricos são uma grande tendência para o verão. E não te esqueças de contrastar as cores da toalha com as cores dos guardanapos.

Para a sala de estar

Têxteis para a sala de estar
Têxteis para a sala de estar
  • Tal como no quarto, substitui as mantas e as almofadas de pelinho por têxteis mais leves, de matérias naturais tais como o algodão, linho e cetim. Quanto aos tapetes opta pelos mais finos de algodão, de bamboo, de vime, etc… No salão a mistura de padrões e cores é a grande tendência para este verão.

Deixa uma resposta


5 × 4 =