Os tapetes mais indicados para adornar a tua casa neste verão – Parte II

Artigo colocado em Design e Decoração | 0

Ora, tal como referimos no artigo anterior, esta é a melhor altura para começar a pensar em renovar os têxteis e as decorações aí de casa, e por isso decidimos dar-te algumas dicas e conselhos sobre os melhores materiais e os tapetes mais indicados para adornar a tua casa nas estações mais quentes do ano. Hoje vamos dar continuação ao tema, falar-te dos restantes tipos de tapetes de verão para interior e exterior e ainda vamos partilhar contigo de que forma deves proceder no que diz respeito à sua manutenção, limpeza e cuidados. Para continuar a ler e tomar nota.

Tapetes de algodão
Tapetes de algodão

Resumindo, os tapetes de verão caracterizam-se por serem mais leves e com materiais que proporcionam um extra de frescura à divisão. Podem ter uma tonalidade natural ou a cor da tintura que mais gosta. Um dos acabamentos ideais para os tapetes de verão é o flatwave (tecido plano). Os de materiais resistentes à humidade e aos raios do sol permitem aproveitar o poder decorativo dos tapetes para ambientar o seu espaço exterior como o terraço, o alpendre, o balcão… Para além dos materiais referidos no artigo anterior, acrescentam-se à lista os seguintes:

  • Os tapetes de algodão são muito resistentes às altas temperaturas, não acumulam eletricidade estática e têm um alto poder de absorção da humidade, sendo adequados para exterior. Além disso, são laváveis.
  • Os tapetes vinílicos são muito fáceis de limpar. A sua principal vantagem é que não acumulam pó, são antifungos e antibactérias, sendo recomendados para pessoas alérgicas ou asmáticas. Este material faz com que os tapetes não se descolorem com a luz nem sofram com a água, pelo que são ideais para terraços, cozinhas e casas de banho. Além disso, pesam menos e são autoextinguíveis em caso de incêndio.
  • Os de cânhamo são isolantes, frescos e resistentes. Ideais para sala-de-estar e hall de entrada com muito trânsito.
Polipropileno Bambu Juta Sisal Algodão Vinilo
Indicado para Jardim, terraço, alpendre Sala-de-estar e quartos Sala-de-estar, quartos, alpendre, terraço Sala-de-estar, quartos Quartos, casas de banho Terraço, alpendre, cozinha, casas de banho
Resistência à humidade X X X
Resistência aos raios do sol X X

 

Manutenção e cuidados com os tapetes

Ao colocar um tapete, o primeiro conselho é proteger os pés dos móveis, com feltros ou patins, para não danificarem o tapete nem deixar marcas pronunciadas. De modo geral, os tapetes devem ser aspirados. Além disso, em caso de mancha o ideal é atuar o mais rápido possível para que a sujidade não se agarre às fibras.



Deves aspirar os tapetes com frequência
Deves aspirar os tapetes com frequência

Os tapetes de fibras vegetais podem ser usados durante todo o ano. De modo geral, este tipo de tapetes podem ser limpos a seco com uma esponja húmida. Para que os tapetes de fibras vegetais sejam mais fortes e duradouros pode aplicar um tratamento para aumentar a sua resistência à água e às manchas. Esta proteção dura aproximadamente 3 anos, dependendo do uso dado ao tapete.

  • Os tapetes de bambu devem ser aspirados diariamente. Aconselha-se a aplicação de um óleo para conservar a cor.
  • Para os tapetes de juta basta limpá-los com um pano húmido. Aconselha-se a aspiração dos tapetes com este tipo de material dos dois lados (incluindo o lado apoiado diretamente no chão).
  • Não deves esfregar os tapetes de sisal para limpá-los. Usar uma esponja suave. Recomenda-se uma aspiração diária.
  • Os tapetes de cânhamo também podem ser limpos com todos os métodos de limpeza, embora o ideal seja a limpeza a seco e a seco com espuma.
  • Para limpar as manchas em tapetes de polipropileno, aplicar o produto de limpeza recomendado pelo fabricante e, depois, esfregar com uma esponja e água morna. Quando a zona estiver completamente seca, escovar o local onde se encontrava a mancha.
    Tapetes de vinil
    Tapetes de vinil
  • Os tapetes de algodão podem ser lavados com qualquer método. Recomenda-se uma limpeza com água fria ou a seco. Se secar lentamente pode encolher ligeiramente ou escurecer.
  • O vinil pode ser limpo e esfregado como qualquer chão.

Deixa uma resposta


− 2 = 5