Limpeza e organização: uma cozinha impecável em 7 dias (Parte II)

Artigo colocado em Cozinhas e Wcs, Organização | 0

Se bem te lembras no último artigo trouxemos-te a primeira parte de um plano de limpeza e organização para tornares a tua cozinha impecável, e tudo isto em apenas 7 dias. E tal como ficou prometido, hoje vamos dar continuidade ao tema e dizer-te tudo o que deves fazer ao longo dos restantes dias para que a tua cozinha fique mais limpa e organizada do que nunca. Lê, toma nota e mãos ao trabalho.

Plano de limpeza para uma cozinha impecável (continuação)

Dia 2 – Limpar todos os eletrodomésticos e aparelhos de cozinha

Podemos considerar que esta pode ser outra das tarefas mais aborrecidas quando nos referimos à limpeza e organização de uma cozinha, no entanto é uma tarefa que deves realizar pelo menos uma vez por mês (ou mais vezes caso uses os aparelhos com muita frequência). Por isso, põe as luvas, agarra nas produtos e coragem.

Sabe tudo sobre limpeza e organização da cozinha
Sabe tudo sobre limpeza e organização da cozinha
  • Forno - Retira todos os acessórios, placas e grelhas do seu interior e limpa-as individualmente com um produto específico para fornos de modo a a eliminar resíduos de comida e/ou gorduras. Quanto à limpeza no interior do forno, usa também um produto próprio para o efeito e não te esqueças que é muito importante respeitar as instruções do fabricante para não danificar o aparelho.
    • Se preferires não usar produtos químicos, podes sempre aplicar bicarbonato de sódio e vinagre branco no interior do forno, deixar agir alguns minutos e depois passar uma esponja húmida.
  • Microondas – Para limpar o seu interior e eliminar as manchas e gordura prepara uma taça com sumo de um limão ou vinagre branco, coloca-a dentro do microondas e liga-a alguns segundos até aparecer vapor. Limpa com uma esponja e depois da mistura esfriar podes usá-la para limpar o frigorífico.
    Limpa o interior do frigorífico e restantes eletrodomésticos
    Limpa o interior do frigorífico e restantes eletrodomésticos
  • Frigorífico - Inspeciona o seu conteúdo, verifica as datas de validade dos produtos e depois de o esvaziares usa o vinagre branco ou o sumo do limão para limpar o seu interior com uma esponja, tendo muita atenção aos cantinhos. Se possível limpa também a parte de trás do aparelho pois tende a acumular muito pó.

Pensa em limpar/mudar os filtros do exaustor e limpar todos os pequenos eletrodomesticos, como a máquina do café, a torradeira, a fritadeira, etc… Uma mistura de vinagre branco e água é o suficiente para uma limpeza eficaz.



Dia 3 – Limpar as saídas de ar, ventilação e teto

Também é importante fazer uma limpeza ao teto, visto que o vapor e até os insetos podem deixar marcas e sujidade. Usa uma esponja e um produto especifico para eliminar as manchas do teto. Caso não consigas remover as manchas o melhor mesmo será voltar a pintar. Uma boa alternativa para quem quer renovar a cozinha e dar-lhe mais cor.

Limpa o teto da tua cozinha ou aproveita para lhe dar um toque de cor
Limpa o teto da tua cozinha ou aproveita para lhe dar um toque de cor

Também é importante verificar as saídas de ar e a ventilação que tendem a acumular muito pó e gordura. A melhor opção é limpar com um pano húmido e uma mistura de lixívia e água para desinfetar bem estas zonas que normalmente acomodam muitas bactérias.

Bem, por hoje ficamos por aqui. Agora que já sabes o que fazer nos três primeiros dias de limpeza e organização da tua cozinha podes ir começando com estas tarefas (que são as mais aborrecidas). No próximo artigo trazemos-te a terceira e última parte do nosso plano de limpeza e organização para uma cozinha impecável. Até lá!

Deixa uma resposta


4 − 2 =