Limpeza e organização: uma cozinha impecável em 7 dias (Parte I)

Artigo colocado em Cozinhas e Wcs, Organização | 0

A cozinha é uma das divisões da casa mais frequentadas e onde passamos mais tempo. É um espaço de confidencias, de convívio e um espaço que se adapta às mais diversas necessidades: pode ser o local para os mais pequenos fazerem os trabalhos de casa, o local para a preparação de uma refeição entre família e amigos, ou o local para desfrutar de um brunch dominical com a nossa cara metade. A cozinha é, de uma maneira geral e por excelência , um espaço cheio de vida e muito vivido.

O grande problema da cozinha é que por ser uma das divisões onde passamos mais tempo e onde realizamos as mais variadas tarefas, tende a tornar-se também o local da casa que mais depressa se suja e, por sua vez, o mais difícil de limpar e manter organizado. É por esse motivo que hoje trazemos a primeira parte de um plano de limpeza e organização para tornares a tua cozinha impecável, e tudo isto em apenas 7 dias. Pronta para começar? Lê e toma nota.

Conhece o nosso plano de limpeza para uma cozinha impecável
Conhece o nosso plano de limpeza para uma cozinha impecável

Preparar a semana - Começa por reunir todos os materiais necessários para a limpeza da cozinha: esponjas, panos em microfibra, uma escova de dentes velha, sacos do lixo grandes, etc. Importante não esquecer as luvas a fim de proteger a nossa pele do contacto com produtos corrosivos.

Os produtos de limpeza - Escolhe os produtos mais indicados (que podem ser os mais corrosivos ou os ecológicos). Os primeiros podes encontrá-los em qualquer superfície comercial e há produtos de limpeza para cada canto da cozinha (para o forno, azulejos, chão, anti-calcário, etc..). A nossa dica é que compres o produto mais polivalente possível que possas usar em qualquer superfície da cozinha consoante as tuas necessidades (é mais prático e económico). Quando limpas com produtos desta natureza não te esqueças de abrir as janelas a fim de não respirares os químicos.



Reúne os produtos de limpeza necessários
Reúne os produtos de limpeza necessários

Se optares por usar produtos ecológicos fabricados por ti mesma então vais precisar de bicarbonato de sódio, vinagre branco, óleos essenciais (limão, pinho, canela, etc…), sal,  e sabão de Marselha. Como vês não precisas de usar lixívia para uma limpeza eficaz.

Plano de limpeza para uma cozinha impecável

Dia 1 – Organizar e eliminar o desnecessário

É certamente a tarefa mais longa e aborrecida. Começa pelas garrafas vazias, a loiça que ainda está por lavar e arrumar e depois “ataca” os armários, prateleira a prateleira. Coloca tudo sobre a mesa e seleciona tudo aquilo que queres guardar ou eliminar, tendo em conta o estado, a utilidade de cada objeto.

  • Loiça - Faz uma triagem e pensa em eliminar os pratos, copos ou taças partidas e depois arruma toda a loiça por cores, tamanho ou coleções. Este é um bom momento para verificar se será necessário renovar o teu serviço.
  • Toalhas, guardanapos, panos - Também devem ser alvo de uma triagem e organizados por cor, tamanho ou forma.
  • Panelas, aparelhos e utensílios – Tal como nós também deves ter alguns armários e gavetas repletos de utensílios indispensáveis que, se pensares bem, só usaste uma vez. Portanto, esta é a ocasião de pôr de parte tudo o que já não usas. E para limpar panelas, frigideiras e afins coloca-as dentro de água quente com uma colher de bicarbonato de sódio. Vão ficar super brilhantes.
    Organiza toda a loiça, utensílios e têxteis de cozinha
    Organiza toda a loiça, utensílios e têxteis de cozinha

Sucintamente, no primeiro dia começa por limpar e organizar a fundo o interior e exterior de todos os armários e gavetas sem esquecer as portas, laterais e maçanetas. Fica atenta, pois no próximo artigo vamos continuar com o nosso plano de limpeza para uma cozinha impecável.

 

Deixa uma resposta


− 1 = 7