Limpeza e organização: uma cozinha impecável em 7 dias (Parte Final)

Artigo colocado em Cozinhas e Wcs, Organização | 0

Bem, como já deves estar à espera hoje trazemos-te a terceira e última parte do nosso plano de limpeza e organização para uma cozinha impecável em 7 dias. Se bem te lembras, nos dois últimos artigos demos-te uma orientação sobre as tarefas a realizar nos três primeiros dias de limpeza. Podemos considerar que neste momento as tarefas mais complicadas e aborrecidas já foram realizadas. Segue agora o plano de limpeza e organização da cozinha para os últimos 4 dias da semana.

Plano de limpeza para uma cozinha impecável (parte final)

Dia 4 – Limpar todas as janelas e parapeitos

Começa por retirar todos os cortinados de cozinha, estores e afins e aproveita para fazer uma lavagem a tudo o que é têxteis de cozinha. Se tiveres estores, limpa cada tira (dos dois lados) com um pano e um bocadinho de limpa vidros ou então com uma mistura de água com vinagre.

Limpa as janelas e vidros da cozinha
Limpa as janelas e vidros da cozinha

Quanto aos vidros das janelas limpa com o produto específico dos dois lados, sem esquecer os parapeitos e rodapés. Se queres saber mais sobre como limpar na perfeição não deixes de re(ler) o nosso artigo “Dicas de limpeza para os vidros das janelas, espelhos e afins”.

Dia 5 – Organizar e limpar a zona de refeições

Antes de começares a limpeza da zona de refeições é importante organizares tudo aquilo que normalmente deixamos ficar em cima da mesa e bancadas: guardanapo, saleiro, cesto do pão, medicamentos, alimentos, etc… Liberta o espaço de modo a poderes limpar em profundidade cada cantinho.

Liberta a zona de refeições de modo a limpares bem todos os cantos
Liberta a zona de refeições de modo a limpares bem todos os cantos

Não esqueças de limpar também debaixo da mesa e as cadeiras com água diluída em lixívia ou produto dos vidros.



Dia 6 – Calçar as luvas e limpar a máquina de lavar loiça, mobiliário e chão

Ocupa-te da limpeza da máquina de lavar loiça depois de a esvaziares: limpa os filtros, os braços de lavagem (que podem ser removidos consoante o modelo da máquina) e termina como uma lavagem de máquina vazia usando um produto específico ou 2L ou 3L de vinagre branco. Aproveita também para verifica os tubos de evacuação (bem sabemos que esta não é uma tarefa fácil mas é importante que a realizes 1 vez em cada três meses.

Ainda neste sexto dia limpa as restantes peças de mobiliário e prateleiras da cozinha sem esquecer de passar o pano nas zonas mais altas que tendem a acumular muito pó.

Lavar o chão é uma tarefa fundamental no plano de limpeza para uma cozinha impecável em 7 dias
Lavar o chão é uma tarefa fundamental do plano de limpeza para uma cozinha impecável em 7 dias

Outra coisa muito importante a fazer neste dia é limpar todos os rodapés da casa que também acumulam muita sujidade e terminar com a limpeza do chão: passa um espanador em micro-fibra debaixo dos móveis para apanhar o cotão e cabelos e depois passa a esfregona.

Dia 7 – Terminar o plano de limpeza no ponto de água da cozinha

A operação limpeza e organização para uma cozinha impecável em 7 dias está quase no fim. Terminamos a limpeza no ponto de água da cozinha, visto que durante estes 7 dias certamente despejaste muitos litros de água suja pelos canos da banca. Usa o vinagre para eliminar o calcário das torneiras e deixá-las super brilhantes (sem necessidade de esfregar). Limpa também os azulejos à volta da banca e os acessórios onde guardas as esponjas, liquido da loiça e afins.

E voilá! Chegou ao fim o nosso plano de limpeza e organização para uma cozinha impecável em apenas 7 dias. Agora que sabes toda as tarefas a realizar, resta-te por mãos à obra. Bom trabalho.

Deixa uma resposta


4 × = 32