Jardinagem no inverno: o que fazer e não fazer

Artigo colocado em Jardins e Pátios | 0

Inverno. A estação mais fria do ano chegou e com ela vieram as baixas temperaturas, o vento e a chuva. É nesta estação que devemos ter cuidados especiais em relação às flores, árvores, arbustos e afins que temos plantados no nosso jardim. É por essa razão que hoje vamos dar-te algumas dicas de jardinagem com o que deves, ou não, fazer para protegeres as tuas plantas e manteres o jardim bonito durante todo o ano. Toma nota.

Jardinagem: o que fazer

Continuar a plantar - Desde que o solo se encontre macio o suficiente para realizares esta tarefa. existem muitas flores e plantas que são resistentes às baixas temperaturas e cuja época ideal para serem plantadas é o inverno.

podar
No inverno deves podar os arbustos e árvores

Podar - Cada planta tem um tipo de poda diferente. Na jardinagem deves podar os ramos secos ou improdutivos das trepadeiras que não estiverem floridas de modo a reduzir o seu tamanho; podar os arbustos que apresentem ramos partidos ou velhos.

Estrume natural - Cascas de fruta, vegetais, palha, etc. Deves manter o solo limpo, no entanto, todos os componentes naturais vão ajudar a proteger as raízes e a manter a sua temperatura estável no inverno.

Limpar o solo
Dica de jardinagem importante: manter o solo limpo

Água - Regar antes de uma geada, permite que as plantas absorvam humidade. Caso contrário, a terra congela e impede a água de chegar à zona da raiz, por isso, mesmo no inverno, vai regando os rebentos acima do solo, sem esquecer as suas raízes, mas tem sempre em atenção os diversos tipos de plantas.

Regar
Também deves ir regando as plantas no inverno

Proteger as plantas - Dá uma proteção extra aos teus vasos e plantas: cobre-as com um plástico durante a noite e coloca-as junto às beiras da casa para evitar o vento e a chuva.



Jardinagem: o que não fazer

Fertilizar - Esta é a altura do ano em que as plantas devem “descansar”. Deitar fertilizante antes da terra ter uma temperatura mais quente e estável, impede o processo de rejuvenescimento das plantas. Para além disso, fertilizar com baixas temperaturas e/ou  geada pode fazer com que as plantas deixem de crescer e até morrer.

Fertilizar
O fertilizante ajuda no crescimento das plantas, no entanto o seu uso é menos aconselhado no inverno

Deixar de regar - Até no inverno as plantas precisam de água. A quantidade de água adequada para cada espécie de planta depende das suas próprias características e da qualidade da terra do solo. Existem plantas que, mesmo no inverno, precisam de uma rega frequente, e outras cuja rega espaçada é a mais indicada, visto que têm a capacidade de armazenar muita água.

Não mudar os vasos - Se cultivares alguma planta de inverno num vaso e esta crescer não te esqueças que as plantas precisam de espaço para se desenvolver. Ou seja, se não mudares a planta para um vaso maior é provável que as suas raízes possam ficar atrofiadas. E lembra-ta: quanto maior o vaso, maior será o crescimento da planta.

Mudar o vaso
Vasos maiores favorecem o crescimento das plantas

Esta é uma pequena lista dos cuidados que deves ter em relação à jardinagem durante o inverno. A nossa principal dica: para além da poda e da rega, não te esqueças também de mimar as tuas plantas.

Deixa uma resposta


1 + 3 =