Instalação de lavatório / móvel de casa de banho passo a passo

Artigo colocado em Cozinhas e Wcs | 0

Todas as divisões da casa têm potencial para ser decoradas da melhor maneira possível. Qualquer divisão, seja ela grande ou pequena, pode e deve ser decorada de acordo com o estilo e gosto de cada um sem esquecer os factores funcionalidade e arrumação.

No entanto, quando pensas em renovar ou fazer obras numa divisão aí de casa, quase que apostamos que eliminas de imediato a casa de banho. A preferência vai sempre para o quarto, para a sala de jantar ou de estar, a cozinha, a dispensa, e até o alpendre, mas nunca a casa de banho. Mas cá entre nós, uma casa de banho limpinha e decorada de forma original não ia passar despercebida às visitas. Pelo contrário, ia dar que falar e ser tema de conversa durante uns tempos. E não, não vamos dizer-te para decorares o tampo da sanita ou comprares uma gigantesca banheira de hidromassagem.

Instalação de lavatório passo a passo
Instalação de lavatório passo a passo

E que tal um lavatório novo? Sim, mudar o lavatório é mais do que suficiente para transformar a tua casa de banho. E as vantagens são mais do que muitas: é uma peça essencial em qualquer casa de banho, existem diversas formas e tamanhos diferentes, podem ser modernas ou clássicas, e são fáceis de aplicar tanto em casas de banho grandes como nas mais pequeninas (casas de banho de serviço).

Se precisas de inspiração para escolher um lavatório, então lê ou relê o  nosso artigo “Lavatórios esculturais e nada banais para renovares o teu WC”, onde poderás encontrar algumas sugestões e diferentes estilos de lavatórios, como por exemplo, minimalistas, rústicos, geométricos, em mármore, entre outros.



Lavatórios minimalistas
Lavatórios Minimalistas

Depois de escolheres a tua peça preferida, passamos à parte mais técnica, a instalação. E para que esta não seja uma tarefa demasiado complicada vamos deixa-te de seguida as instruções de instalação de lavatório e/ou móvel de casa de banho.

  1. Começa por fechar a saída de água fria e quente da casa de banho (ou, na sua ausência, a entrada de água da casa e abre a torneira do bidé ou da banheira para esvaziar a instalação).
  2. Em seguida, usa uma chave para soltar as mangueiras das torneiras e desconecta-as.
  3. Desmonta manualmente as peças que fazem parte do dreno (se forem de PVC, poderão ser utilizadas na nova instalação). Usa um pano macio para evitar o gotejamento.
  4. Solta com uma chave os dois parafusos que fixam o lavatório à parede. Certifique-se de que este está bem firme para que não caía.
  5. Retira a prateleira do interior do móvel.
  6. De seguida, marca a posição do escoamento na parte de trás. Atenção, se a parte de trás do móvel a instalar impedir o escoamento, será preciso fazer um furo ou um rebaixo na placa.
    Instalação de lavatório passo a passo
    Instalação de lavatório passo a passo
  7. Com o móvel já ajustado à parede, aplica um cordão de silicone sanitário transparente sobre o contorno do tampo e coloca o lavatório na sua posição.
  8. Instala a torneira e a válvula de escoamento do lavatório.
  9. Conecta as mangueiras flexíveis da torneira às tomadas da parede ou ao corpo da torneira.
  10. Faz o ajuste final com uma chave e monta as peças que faltam para completar o dreno. (tubo de drenagem em PVC de 40 ou 32 mm) Utiliza peças padrão: cotovelos, luvas…
  11. Volta a colocar a prateleira no interior do móvel.

Deixa uma resposta


× 8 = 16