Iluminação: conselhos e dicas para dar mais luz à tua casa

Artigo colocado em Cozinhas e Wcs, Quartos e Salas | 0

Não é só uma decoração contemporânea que tem o poder de mudar a imagem de uma divisão e criar um determinado ambiente. Pode não parecer óbvio mas a iluminação tem um papel fundamental quando falamos de criar ambientes. Uma divisão bem iluminada não só traz mais claridade, como também te permite desfrutar da divisão ao máximo sejam que horas forem.

Na página da Leroy Merlin podes encontrar não só uma completa e variada gama de produtos para renovar a tua casa, como ainda uma secção cheia de truques, dicas e tutoriais.

A iluminação é essencial para criar diferentes ambientes
A iluminação é essencial para criar diferentes ambientes

Dentro dessa secção encontramos algumas dicas sobre iluminação e, como achamos o tema muito pertinente, decidimos partilhar no artigo de hoje alguns desses conselhos e dicas para que possas dar mais luz à tua casa e desfrutares ao máximo de todas as divisões.

Os diferentes tipos de iluminação

  • Geral - Proporciona luz a toda a divisão
  • Funcional - Torna confortável as atividades na habitação
  • Pontual - Ilumina um ponto específico da divisão, deixando o resto na sombra
  • Decorativa - Sublinha os elementos de decoração ou de arquitetura
1. Iluminação para a sala de estar

Para um conforto ideal e um ambiente convivial, o ideal é instalar vários pontos luminosos, associando iluminação direta e indireta. De preferência criados com apliques direcionados para o teto; ou focos embutidos para os quais é necessário criar um teto falso com 12 cm no mínimo; ou ainda a suspensão que se adequa melhor às divisões de tamanho médio e facilita as tarefas diárias.



Soluções de iluminação para sala de estar
Soluções de iluminação para sala de estar
  • Dica: Os candeeiros de mesa, os candeeiros de pé associam-se às iluminações em altura. Estas fontes luminosas, bem distribuídas na divisão, permitem aquecer o ambiente.
2. Iluminação para a casa de banho 

Muitas vezes privada de luz natural, a casa de banho necessita de uma iluminação específica.

  • Iluminação geral: Um candeeiro de teto equipado com lâmpadas de halogéneo de muito baixa tensão garante um ambiente geral muito natural. Se a tua divisão estiver equipada de um teto-falso, prefere os focos embutidos.
  • Iluminação funcional: Colocar lâmpadas de halogéneo à volta do espelho porque restituem bem a luz natural. Para o espaço duche, optar por focos embutidos IP65 alimentados em 12 V.
3. Iluminação para o quarto

Para um quarto com um ambiente acolhedor precisas de iluminação geral que pode ser proporcionada por um candelabro no centro da divisão; e ainda iluminação pontual, como por exemplo, candeeiros de mesa ou os apliques: coloca-os de preferência de cada lado da cama. Colocados à altura certa, permitem ler sem incomodar a pessoa ao lado.

Iluminação pontual em quartos
Iluminação pontual em quartos
4. Iluminação para a cozinha

Numa cozinha a iluminação geral provém do teto – quer através de focos embutidos ou em cabos – quer por uma ou várias suspensões fixadas acima do balcão. Quanto à iluminação funcional, a bancada necessita de uma iluminação direta. – colocar minitubos fluorescentes ou tubos de incandescência dissimulados debaixo dos móveis altos.

Deixa uma resposta


5 + 6 =