Iluminação: as vantagens das lâmpadas LED

Artigo colocado em Sem categoria | 0

Sabemos que os tempos não estão para grandes gastos e cada euro poupado é uma mais valia. Com pequenos e simples gestos podemos transformar a nossa habitação num local mais ecológico, amigo do ambiente e, o melhor de tudo, poupar uns bons troquinhos nas contas da luz e água ao final do mês. Fizemos uma pesquisa e vamos dedicar o artigo de hoje ao tema iluminação, mais precisamente as vantagens das lâmpadas LED.

As lâmpadas economizadoras consomem menos energia
As lâmpadas LED consomem menos energia

Já não é novidade para ninguém que substituir as lâmpadas incandescentes, halogéneas ou fluorescentes é sinónimo de poupança económica e energética. Apesar de serem um bocadinho mais caras, em comparação com as lâmpadas comuns, as lâmpadas LED oferecem diversas vantagens. Não só proporcionam poupança como a qualidade da luz é muito melhor.



Vantagens das lâmpadas LED para o meio ambiente 

  • A tecnologia LED é mais ecológica. O LED não contém mercúrio (as lâmpadas normais contêm tungsténio e as fluorescentes mercúrio, ambos os produtos são tóxicos). Esta caraterística faz com que a sua reciclagem seja mais simples e respeitadora para com o ambiente.
    As lâmpadas LED são amigas do ambiente
    As lâmpadas LED são amigas do ambiente
  • O LED é considerado de baixo consumo já que oferece uma grande poupança das emissões de CO2 e enxofre, o que reverte no cuidado do ambiente. Os dispositivos LED não emitem radiação infravermelha nem ultravioleta, pelo que têm menos potencial para ser prejudiciais para a saúde.

Qualidade da luz

  • Este sistema oferece um maior controlo cromático. Existe uma ampla variedade de cores possíveis combinando diferentes LEDS. As lâmpadas LED podem ser programadas para variarem na sua tonalidade e criar diferentes efeitos,  ou simplesmente para acenderem, apagarem ou modificarem a sua intensidade.
    As lâmpadas LED podem ser adaptadas para criar diferentes efeitos
    As lâmpadas LED podem ser adaptadas para criar diferentes efeitos
  • Outra vantagem do LED é que são fontes lumínicas estáveis que não são afetadas pelas vibrações e são muito resistentes às pancadas. Isto evita muitos danos acidentais.
  • A iluminação LED não tem perdas por reflexão.  Enquanto  todos os outros sistemas de iluminação dependem de refletores para conseguir dispersar a luz, a tecnologia LED não precisa destes sistemas e a luz pode ser dirigida para a zona que queremos iluminar com uma eficiência de 90%.

Manutenção das lâmpadas LED

  • As lâmpadas LED têm uma vida útil de 50.000 horas (face às 2.000 horas de uma lâmpada standard). A sua vida útil tão grande repercute-se numa poupança substancial em despesas e esforços de manutenção. Esta vantagem converte-a na alternativa mais barata e eficaz para iluminações públicas e de grandes edifícios.
    Sistemas LED, Brico Depôt
    Sistemas LED, Brico Depôt
  • As lâmpadas LED têm uma capacidade de resposta e controlo mais rápidos.  Não precisam de aquecer previamente e por isso, têm um acendimento imediato que evita o incómodo que as lâmpadas intermitentes produzem (muito comuns em instalações com fluorescentes).

Como vês, as lâmpadas LED são, sem dúvida, a melhor alternativa para iluminar as divisões aí de casa e ainda poupar nas faturas de eletrecidade. Podes encontrar lâmpadas LED nas superfícies comerciais especializadas em bricolage e afins.

Deixa uma resposta


− 1 = 3