Guia para organizar um jantar festivo com amigos

Artigo colocado em Design e Decoração, Organização | 0

Oferecer um jantar festivo é uma daquelas atividades que pode ser muito divertida, mas também muito stressante. Os principais fatores para conseguires um jantar de sucesso passam pela planificação e organização antecipada do evento. Listas, apontamentos, sugestões, a ementa, a decoração da mesa…  Agarra numa folha de papel e vai anotando todas as ideias à medida que estas forem surgindo e verás como organizar um jantar festivo não tem de ser uma tarefa complicada.

Planeia o teu jantar festivo com antecedência
Planeia o teu jantar festivo com antecedência

Para te dar uma mãozinha, decidimos trazer para o artigo de hoje uma espécie de mini guia com dicas e sugestões sobre como organizar um jantar festivo com amigos. Lê com atenção, toma nota, põe mãos à obra e, acima de tudo, diverte-te.

1. Planificar

É muito importante ser-se organizado. Quanto mais passos conseguires completar com antecedência, mais simples será para ti a preparação do jantar. Uma das coisas que é bom fazer com o máximo de antecedência possível é pensar na lista de convidados e, a seguir, no menu. É nesta altura que podes também enviar os convites, perguntar sobre intolerâncias e preferências alimentares e comprar todos os ingredientes necessários para a refeição.

2. Preparar tudo com antecedência

Num jantar festivo, o mais importante é conviver com os convidados, e se estiveres a cozinhar toda a noite e isso não será possível. É por essa razão que deves tentar sempre ter tudo o mais adiantado possível. Aliás, há muitos pratos que ficam ótimos quando cozinhados um dia antes.



Pensa em preparar com antecedência a refeição para o teu jantar festivo
Pensa em preparar com antecedência a refeição para o teu jantar festivo
Pratos como guisados, assados e com caril, cozinhados lentamente, na verdade até sabem melhor de um dia para o outro, quando só tem de aquecer e servir. Também é bom fazer logo as sobremesas ou, pelo menos, misturar os ingredientes antes da preparação final no dia do jantar.

3. Decorar a mesa e criar o ambiente

Mesmo que não possas mudar muito o espaço de refeição, podes sempre dar-lhe um toque especial com alguns detalhes decorativos, como por exemplo, uma toalha colorida, uns guardanapos com motivos ou umas garrafas de vidro a fazer de castiçais.

Dá um toque de cor à tua mesa de refeições e aposta em adornos decorativos
Dá um toque de cor à tua mesa de refeições e aposta em adornos decorativos

E para criar o ambiente nada melhor do que uma música de fundo agradável e uma iluminação suave e difusa para um ambiente mais acolhedor e descontraído.

4. Servir ao estilo familiar

A menos que tenhas uma cozinha grande ou um desejo secreto de trabalhar num restaurante, empratar tudo pode ser uma tarefa cansativa (apesar de permitir surpreender os convidados com a apresentação).

No entanto, nós cá preferimos servir ao estilo familiar, ou seja, sem cerimónias trazer tudo para a mesa, para que os convidados possam servir-se sozinhos, e para que tu possas sair da cozinha e desfrutares do jantar festivo.

Cria um ambiente mais descontraído e serve ao estilo familiar
Cria um ambiente mais descontraído e serve ao estilo familiar

5. Arrumar com facilidade

Se não gostas de lavar a loiça à mão nem de a colocar à pressa na máquina de lavar loiça, limpa a maior parte da sujidade e depois coloca-a em água com detergente. Assim, será mais fácil tratar da loiça no dia seguinte e passar mais tempo com os teus convidados – que é o verdadeiro motivo do jantar, ou seja, divertires-te!

Deixa uma resposta


4 + = 7