Escolher o mobiliário mais adequado para espaços exteriores

Artigo colocado em Design e Decoração, Jardins e Pátios | 0

No último artigo trouxemos-te uma espécie de mini guia com tudo aquilo que precisas de saber sobre iluminação para espaços exteriores. E porque esta é a melhor altura para começar a pensar em preparar os nossos jardins e pátios para as estações mais quentes, decidimos manter-nos dentro desta temática e partilhar contigo algumas dicas e conselhos sobre como escolher o mobiliário mais adequado para espaços exteriores.

Antes de nos lançarmos na divertida tarefa de comprar devemos ter em conta a função que o nosso modelo vai ter, o espaço disponível, as nossas preferências decorativas e claro, o nosso orçamento. Antes de mais nada, aconselhamos-te a visitar algumas lojas e/ou ver os catálogos das mesmas para teres uma pequena noção dos artigos que elas têm para te oferecer.

Tamanho dos espaços exteriores

O espaço disponível irá determinar as dimensões do conjunto, que pode ser de maior ou menor dimensão. O número de pessoas que irão utilizar o mobiliário é também um aspeto fundamental a ter em consideração. Uma família numerosa ou uma pessoa que frequentemente organiza jantaradas para a família ou amigos precisa de um conjunto com uma grande mesa e cadeiras suficientes.

Com o mobiliário certo podes criar um cantinho de estar mesmo numa varanda pequenina
Com o mobiliário certo podes criar um cantinho de estar mesmo numa varanda pequenina

Tal como já referimos, para espaços pequenos existem outras soluções: cadeiras dobráveis ou empilháveis, mesas dobráveis ou modelos com espaço para arrumação e que ocupam muito pouco espaço. Outra solução muito útil é optar por modelos modulares que podem ser adaptados ao nosso jardim.

Função dos espaços exteriores

Antes de optar por um determinado conjunto deves pensar como é que o vais utilizar e que uso lhe vais dar. Comer ao ar livre? Tomar um café ou um aperitivo? Ler ou ouvir música?



Conjunto de mesa e cadeiras de exterior
Conjunto de mesa e cadeiras de exterior

De acordo com a função que pretendes dar ao teu espaço exterior, poderás optar pelo mobiliário mais adequado: um conjunto para refeições no exterior, um modelo de mesa baixa ou alta com bancos, ou um produto com sofás e poltronas confortáveis.

E caso procures uma dupla função de refeição e lazer mais descontraída e ativa, a melhor solução serão as cadeiras reclináveis que se adaptam a cada situação.

Estilo e proteção do mobiliário de exterior 

Não podemos deixar de fora o estilo do nosso jardim ou o ambiente que desejamos alcançar. A escolha do material do conjunto tem influência directa no ambiente que irá recriar. Se és fã de um estilo natural, opta pelo mobiliário em madeira acácia, teca ou pinho. Através da conjugação de materiais como o aço, o alumínio e o rattan, conseguirás alcançar um estilo mais moderno e contemporâneo.

Mobiliário de exterior
Mobiliário de exterior

Se não gostas de arriscar e preferes o estilo clássico tens sempre à disposição modelos que misturam aço, mosaico cerâmico, vidro temperado, entre outros materiais que o ajudarão a alcançar um estilo baseado no charme.

Proteger os conjuntos do sol, chuva e gelo prolonga a vida útil do mobiliário. É recomendado colocá-los num local coberto, debaixo de uma pérgula, varanda ou mesmo um guarda-sol. Não cobri-los com um plástico porque favorece a acumulação de humidade. É preferível colocar o conjunto sobre uma superfície pavimentada e não diretamente sobre a terra ou a relva, onde estarão mais expostos à humidade do solo.

Deixa uma resposta


2 − 2 =