DIY: Personaliza os pratos para a tua mesa de natal

Artigo colocado em Cozinhas e Wcs, Design e Decoração | 0

Estamos a menos de um mês da grande noite e dia de natal. E para esta época tão especial, pelo qual esperamos o ano inteiro, tudo tem de estar perfeito: a decoração da casa, do jardim, do pinheiro de natal, mas também a mesa para o jantar onde toda a família se reúne para celebrar o espírito natalício.

Sabemos que decorar uma mesa para a noite de natal pode ser um grande desafio. Para além da criatividade, estética e harmonia entre todos os elementos decorativos da mesa de natal, o mais importante é que esta seja funcional e prática. Se estás a pensar comprar um serviço de louça novo para decorar a tua mesa de natal, nós temos outra solução muito mais económica e que não vai passar despercebida a ninguém.

Temos um DIY especial mesa de natal, onde vamos mostrar-te, passo a passo, como podes personalizar os pratos para a tua mesa de natal. Uma tarefa que podes realizar em família e que vai dar à tua mesa um toque único. Segue as nossas instruções e mãos ao trabalho.

Aprende a personalizar pratos para a tua mesa de natal
Aprende a personalizar pratos para a tua mesa de natal

Materiais necessários:

  • Pratos brancos em cerâmica ou porcelana
  • Fita adesiva
  • Marcadores preto, dourado e prateado (de ponta fina ou grossa, consoante os desenhos que queres fazer)
  • Um copo com água
  • Cotonetes

Prato personalizado: Modelo 1

Personalizar pratos para a mesa de natal
Personalizar pratos para a mesa de natal

Para este modelo começa por colocar duas tiras de fita adesiva na horizontal, paralelas uma a outra, tal como podes ver na primeira imagem. Depois no espaço deixado entre as duas tiras de fita adesiva desenha, com a caneta prateada triângulos da mesma altura, deixando mais ou menos o mesmo espaço entre eles.



Mantém o copo com água por perto, pois caso te enganes podes remover a tinta com a ponta do cotonete molhada.

Enquanto os triângulos secam, usa o marcador preto para pintar a parte inferior do prato, logo abaixo das tiras de fita adesiva. Não te esqueças de delimitar bem o contorno do prato. Coloca mais um tira de fita adesiva a cima dos triângulos e pinta, também com o marcador preto o espaço deixado entre as duas tiras de fita adesiva.

Personalizar pratos para a mesa de natal
Personalizar pratos para a mesa de natal

Espera cerca de 15 a 20 minutos e depois de te certificares que a tinta está bem seca, remove as tiras de fita adesiva. Para finalizar, é hora de acrescentar os pormenores: com a caneta preta faz pequenos pontos pretos no topo dos triângulos e a toda a volta do prato; e com a caneta prateada faz pequenos pontos sobre o fundo preto. Deixa seca e está pronto.

Prato personalizado: Modelo 2

Pratos personalizados para a mesa de natal
Pratos personalizados para a mesa de natal

Para o segundo modelo de prato personalizado para a tua mesa de natal, começa por colocar duas tiras de fita adesiva larga sobrepostas, uma na vertical e a outra na horizontal.Com a caneta dourada, preenche o ângulo de 90º com pequenas bolinhas (não precisam de estar alinhadas). Deixa secar bem, remove a a fita adesiva e termina desenhando pequenos lacinhos a toda a volta do prato.

Para finalizar os teus pratos de natal e fixar bem a tinta das canetas, coloca-os dentro do forno cerca de meia hora a 160 ºC (para pratos em cerâmica) ou a 220 ºC (para pratos em porcelana).

Deixa uma resposta


6 − 4 =