DIY: decora um tabuleiro através da técnica do guardanapo

Artigo colocado em Design e Decoração | 0

Se o tempo não está grande coisa para ir à praia e se estás em casa aborrecida e sem nada para fazer, não te preocupes pois no artigo de hoje trazemos uma sugestão para te ajudar a passar o tempo. E que tal um DIY com todos os passos para decorar um tabuleiro de cozinha através da utilização da técnica do guardanapo? Se tal como nós te lembras de ter utilizado esta técnica para fazer uma prendinha para o dia da mãe na escola primária, vais adorar reviver os velhos tempos e voltar a utilizar esta técnica para transformar algumas das peças aí de casa. Hoje vamos ensinar-te, passo a passo, a decorar um simples tabuleiro, mas podes aplicar esta técnica em todo o tipo de peças em madeira e até em portas. Toca a experimentar.

Decorar um tabuleiro com a técnica do guardanapo

Tabuleiro decorado com a técnica do guardanapo
Tabuleiro decorado com a técnica do guardanapo

Materiais necessários:

  • Um tabuleiro de cozinha em madeira
  • Guardanapos em papel com motivos ou padrões à tua escolha
  • Uma tesoura de unhas
  • Tinta branca
  • Verniz cola
  • Verniz para madeiras
  • Um pincel

Passo 1

Passo 1
Passo 1

A primeira etapa consiste em limpar bem o teu tabuleiro com um pano seco e depois cobri-lo completamente com a tinta branca (ou outra cor à tua escolha). Deixar secar bem durante pelo menos duas horas.

Passo 2

Enquanto o tabuleiro seco começa por decidir de que forma vais organizar os elementos decorativos no tabuleiro. Nós escolhemos o tem floral em tons vermelhos e verdes. Depois com a tesoura de unhas (para preservar os detalhes do desenho) recorta os elementos decorativos dos guardanapos de papel.

Passo 3

Depois de recortados todos os elementos descola, com cuidado, as duas ou três camadas de celulose branca que protegem a superfície impressa. Assim os motivos recortados vão aderir mais facilmente ao tabuleiro em madeira.



Passo 2, 3 e 4
Passo 2, 3 e 4

Passo 4

Coloca os recortes sobre o tabuleiro de modo a teres uma ideia precisa sobre a zona onde os vais colar. De seguida, após teres teres colocado todos os motivos com precisão sobre o tabuleiro, faz o contorno dos mesmo com um lápis, mas sem carregar demasiado. Só para teres uma noção de onde deves colas os motivos. Também podes tirar uma fotografia para não te esqueceres de onde deves colar os pedacinhos de guardanapo.

Passo 5

Agora aplica um bocadinho do verniz cola na zona do tabuleiro onde vais colar o primeiro motivo. Nesta fase tens de trabalhar rápido, porque o verniz cola seca muito depressa. Por outro lado mantém-te tranquila e age sem precipitação porque depois de húmido o papel fica extremamente frágil.

Passo 5 e 6
Passo 5 e 6

Passo  6

Coloca o primeiro pedaço de guardanapo sobre a zona do tabuleiro onde colocaste a cola. Com uma mão segura numa ponta do motivo e com a o dedo da outra mão vai decalcando uma pequena zona de modo a não deixar bolhas de ar. Nesta etapa ainda vais a tempo de reposicionar o motivo caso não esteja como planeaste.

Passo 7

Passo 7
Passo 7

Depois da primeira parte do motivo estar posicionada, podes colar a restante parte, passando, em seguida, o pincel com o verniz cola sobre o pedaço de papel. Repete o procedimento para os restantes motivos. Na aplicação do verniz cola sobre os motivos trabalha sempre do exterior para o interior à medida que vais rodando o tabuleiro. Finaliza com a aplicação de uma camada de verniz para madeiras, deixa secar durante uma noite e está pronto.

Deixa uma resposta


9 − 5 =