DIY: 6 ideias para reaproveitar gaiolas antigas

Podem ser redondas, quadradas, rectangulares, grandes, pequenas, de madeira, plástico, metal, rústicas ou modernas. Têm mil e uma formas e há muito que deixaram de ser usadas apenas para alojar canários, melros e afins. Sim, estamos a falar de gaiolas. Quem segue as últimas tendências, certamente terá reparado que as gaiolas têm vindo a ganhar mais destaque nas lojas e a conquistar as amantes de decoração. Complementadas com outras peças resultam em adereços decorativos funcionais e criativos, ideais para usar dentro ou fora de casa.

Gaiola decorativa

Gaiola decorativa em jardim
As gaiolas podem servir de adereço decorativo tanto para espaços interiores como para espaços exteriores

Este tipo de gaiolas podem ser encontradas em qualquer loja de decoração. Mas se preferes ter uma peça única e gostas de trabalhos manuais então opta por comprar uma gaiola e dar-lhe um toque pessoal,  decorando-a a teu gosto com outro tipo de adornos. Fica um conselho: escolhe gaiolas do estilo vintage, pois estas tendem a ser visualmente mais apelativas do que as gaiolas comuns vendidas em grandes superfícies ou lojas de animais. E para que não te falte inspiração, hoje vamos mostrar-te 6 maneiras diferentes de decorares uma gaiola e transformá-la num adorno decorativo único e original.

Gaiolas para decorar
Gaiolas de estilo vintage são mais visualmente mais apelativas
Gaiola de parede decorativas
Penduradas ou na parede as gaiolas decorativas dão um ar mais rústico à tua casa

 

Flores e plantas - São a primeira opção para quem pretende adornar alguma peça decorativa. Podes decorar a gaiola com flores naturais ou artificiais. O nosso conselho é que optes pelas flores artificiais pois são fáceis de manusear e têm uma maior durabilidade. Se preferires, também podes decorar a tua gaiola com as mais variadas plantas. Só tens de escolhe-las de acordo com o local onde vais colocar a tua gaiola: dentro de casa ou num espaço exterior. Não te esqueças é de as colocar numa zona bem iluminada e de as regar.

Gaiola decorativa com flores

Gaiola decorativa com vaso

Gaiola decorativa
Decora uma gaiola com flores e usa-a como centro de mesa

Gaiola decorativa com flores

Gaiola decorativa com flores

Gaiola decorativa de jardim

Velas e lâmpadas - São económicas e uma boa opção para decorar. Com algumas velas podes transformar uma simples gaiola numa lanterna para iluminar um cantinho ao ar livre. Também podes colocar lâmpadas e com uma pequena instalação elétrica, fazer de uma gaiola um bonito candeeiro de sala ou de mesinha de cabeceira.

Gaiola decorativa com velas

Gaiola decorativa com velas
Dá mais luz e cor ao teu quarto de banho, decorando uma gaiola com flores e velas perfumadas
Gaiola decorativa com velas coloridas
Podes criar uma harmoniosa composição decorativa com velas de diferentes tamanhos e cores

Gaiola decorativa com lâmpadas



Candeeiro em gaiola decorativa

Candeeiro de teto em gaiola decorativa
Transforma uma gaiola num bonito candeeiro de teto ou de mesa

 

Livros - Esta é uma boa opção para quem tem livros a mais e espaço a menos para os guardar. Dá visibilidade aos livros que tens guardados no sótão e usa-os para adornar a tua gaiola. Ideal para colocar num cantinho da sala de estar junto à estante.

Gaiola decorativa com livros

Gaiola decorativa com livros

Gaiola decorativa com livros
Dá visibilidade aos livros que tens guardados no sótão e usa-os como adereço decorativo

 

Louça e objectos antigos - Sim, as peças antigas têm sempre muita utilidade. Não deites fora os serviços antigos onde já falta meia dúzia de peças. Reutiliza-os para adornar a tua gaiola e dar-lhe um toque ainda mais vintage.

Gaiola decorativa com louça

Gaiola decorativa com pratos

Gaiola decorativa com objectos antigos
Usa objetos antigos que possam já não ter uso para decorar a gaiola

 

Prateleiras - Transforma a tua gaiola decorativa num pequeno móvel de exposição. Basta colocares algumas prateleiras  e enfeita-las com pequenas peças decorativas ou com os pertences pessoais do teu dia a dia, como as chaves de casa, cartas do correio, óculos, etc.

Gaiola decorativa com prateleiras

Gaiola decorativa com prateleiras

Gaiola decorativa com prateleiras
Usa a tua gaiola decorativa no hall de entrada para colocar os teus pertences pessoais

 

Fotografias - Decora a gaiola com as fotografias de infância ou daquelas férias inesquecíveis. Podes ainda utiliza-a como um adereço para colocares lembretes ou deixares recados à tua família.

Gaiola decorativa com fotografias

Gaiola decorativa lembretes

Gaiola decorativa
Usa a tua gaiola decorativa para afixar datas importantes ou deixar um recado

 

Inspirada? Adorna uma gaiola com adereços à tua escolha e cria uma harmoniosa composição decorativa para a tua casa. Tira uma fotografia e mostra-nos como ficou.

Deixa uma resposta


7 + 4 =