Dicas para reduzir os desperdícios de água (e o valor da fatura)

Artigo colocado em Sem categoria | 0

A água é um bem fundamental à nossa sobrevivência e é por esse motivo que devemos adoptar uma atitude responsável e pôr em prática soluções para reduzir os desperdícios de água no nosso dia a dia. Não só estarás a ajudar o ambiente como também também vais reduzir (e muito) o valor da tua fatura mensal de água. É por esse motivo que hoje temos 8 dicas para te ajudar a poupar água e a reduzir os desperdícios. Toma nota.

Dicas para evitar os desperdícios de água
Dicas para evitar os desperdícios de água

Fechar as torneiras - Começa a poupar água com a quebra de um mau hábito. Nunca deixes a torneira a correr água desnecessariamente enquanto lavas a loiça, as mãos, os dentes ou, no caso nos meninos, enquanto desfazem a barba. Se deixares as torneiras de um lavatório abertas enquanto escovas os dentes, por exemplo, estás a desperdiçar cerca de três litros de água por minuto. Manter as torneiras fechadas vai fazer-te poupar centenas de litros de água por mês e reduzir o valor da tua fatura.

Aproveitar cada gota de água -  Aprende a reaproveitar água. Usa a água com que lavas as frutas e legumes, por exemplo, para regar os vasos e as pequenas plantas que tens dentro de casa ou no jardim. Faz o mesmo com a água que corre das torneiras do banho enquanto esperas que ela aqueça.

A água de lavar os legumes pode ser reaproveitada
A água de lavar os legumes pode ser reaproveitada

Reduzir o fluxo de água desperdiçado nos banhos - Os banhos são os responsáveis pelo maior consumo de água dentro de uma casa, por isso esquece os anhos de imersão e opta pelos duches rápidos de 5 minutos. Para reduzires ainda mais o desperdício de água durante os banhos, podes sempre substituir o teu chuveiro por um chuveiro ecológico (que tem o mesmo desempenho que um chuveiro normal) e poupar até 65% de água.

Lavar a loiça à moda antiga - Sim, se na tua cozinha tens uma pai de lavar a loiça dupla então toca a dar-lhe uso. Em vez de deixares a água a correr enquanto esfregas os pratos para depois os passares por água limpa, enche um dos lados com água morna e detergente para a lavagem da loiça e o outro com água limpa para a enxaguares. Assim, estás a utilizar apenas metade da água que irias gastar.



Usa a tua banca da melhor forma a fim de evitares desperdícios de água quando lavas a loiça
Usa a tua banca da melhor forma a fim de evitares desperdícios de água quando lavas a loiça

Optar pelas máquinas de lavar loiça económicas – Existem centenas de modelos de máquinas de lavar loiça mais pequeninas, eficientes e com uma classe de energia muito mais económica. Faz cargas completas e raspa a sujidade dos pratos com uma escovinha em vez de enxaguá-los e pouparás cerca de 10 litros de água em cada lavagem.

Cobrir a piscina - Se tens uma piscina no exterior da casa então deves mantê-la coberta durante a época de inverno. Uma piscina coberta não só pode ajudar a manter a temperatura da água amena, como também reduz a evaporação. Para além disso, podes reduzir entre 30% a 50% a quantidade de água necessária na manutenção da piscina.

Uma piscina coberta pode reduzir o desperdício de água entre 30% a 50%
Uma piscina coberta pode reduzir o desperdício de água entre 30% a 50%

Regar segundo os métodos tradicionais - Se tens um jardim de pequena/média dimensão opta por regar as plantas com um regador ou uma mangueira. Regar o teu jardim usando os métodos tradicionais é muito mais económico do que usar um sistema de rega automático que irá gastar, em média, mais 33% de água.

Rega as plantas com o regador em vez de usares o sistema de rega automático
Rega as plantas com o regador em vez de usares o sistema de rega automático

Captar água da chuva - Esta é uma dica super importante que vai fazer-te poupar muita água. Usa um grande barril, ou uma bacia para aproveitar a água da chuva que cai do telhado ou dos canos. Podes usar a água da chuva no teu ferro de engomar, para regar o jardim, lavar os pátios, etc…

A água da chuva pode ser reaproveitada para regar o jardim ou lavar o pátio
A água da chuva pode ser reaproveitada para regar o jardim ou lavar o pátio

Estas são algumas dicas importantes que podes (e deves) seguir para reduires os desperdícios de água aí em casa. Para além de poupares um bem que a cada ano que passa se torna um bocadinho mais escasso, vais reduzir bastante o valor das tuas faturas mensais. Vale a pena pôr e prática.

Deixa uma resposta


9 − = 6