Dicas para pores as tuas roseiras em grande forma

Artigo colocado em Jardins e Pátios | 0

As rosas são uma das flores preferidas dos portugueses. Quem é que não tem num cantinho do seu jardim uma roseira repleta de rosas vermelhas, brancas ou mesmo “cor de rosa”? Pois é, nós também adoramos rosas e como no último artigo de demos alguns truques e astúcias de jardineiro, hoje vamos aproveitar e continuar dentro desta temática, dando-te uma série de dicas para que possas cuidar das tuas roseiras e deixá-las em grande forma.

As rosas são uma das flores preferidas dos portugueses
As rosas são uma das flores preferidas dos portugueses

Dica I - Se em meados do mês de Outubro colocaste uma grande quantidade de terra sobre o pé da tua roseira, a fim de a proteger da geada, do vento e do frio de inverno, então chegou a altura de a removeres. Sim, sabemos que o inverno ainda não acabou, mas aproximam-se os dias mais amenos e as tuas roseiras precisam de se desenvolver e o excesso de terra sobre as raízes vai impedir esse desenvolvimento.

Dica II - Se ainda não pegaste na tesoura de jardinagem para fazer a poda, então não podes perder mais tempo. Esta é a altura para tratar de podar as tuas roseiras, remover os galhos partidos ou secos para o ar chegar ao centro dos ramos novos. Não te esqueças que deves sempre cortar acima dos ramos mais novos e que têm botões prestes a brotar. Depois desta tarefa, queima os galhos e ramos velhos para eliminares todos os parasitas.

Deves podar as roseiras com regularidade
Deves podar as roseiras com regularidade

Dica III - Para que as tuas roseiras cresçam e se tornem robustas deves, em seguida, fertilizá-las com um produto específico. Também é importante que trabalhes, com a ajuda de uma foice ou de um ancinho, a terra em volta do pé da roseira para a deixar mais solta, leve e macia.



Dica IV - Por fim, resta relembrar que esta também é a altura mais apropriada para plantares as sementes de roseiras no teu jardim. No entanto, relembramos que podes encontrar roseiras em vasos, em qualquer loja de artigos de jardinagem e afins, e que estas podem ser retiradas do vaso e plantadas diretamente no jardim em qualquer altura do ano (exceto nos períodos de seca ou geada).

Podes plantar roseiras no jardim ou mantê-las em vasos.
Podes plantar roseiras no jardim ou mantê-las em vasos.

E se queres dar mais cor ao teu jardim, aos espaços que rodeiam as tuas roseiras e ter um jardim repleto de flores ao longo de todo o verão, esta também é a altura ideal para cultivar os bulbos de dálias, lírios, begónias, frésias, entre outras. São flores fáceis de se desenvolver e não exigem muita manutenção. Só precisas de ter os cuidados essenciais que tens com as restantes flores, plantas e arbustos: a rega, poda e fertilização.

Cuida da tua roseira e terás rosas bonitas e cheias de cor
Cuida da tua roseira e terás rosas bonitas e cheias de cor

Depois é só desfrutares da forma e cores do teu jardim e até criares bonitos bouquets para decorar e perfumar a tua casa ou até oferecer a alguém especial. Fica a dica.

Deixa uma resposta


4 × = 16