Dicas para planear e montar um espaço com arrumação

Artigo colocado em Design e Decoração | 0

Hoje temos dicas e conselhos sobre como planear e montar uma divisória ou espaço com arrumação. A edificação de uma divisória ou espaço com arrumos não é nada complicada, mas é necessário seres organizada e seguires alguns passos, realizar os planos, colocar as calhas, instalar as divisórias, organizar a divisória, instalar as prateleiras. Continua a ler o artigo e fica a saber como proceder dentro de cada um destes passos para criar um espaço com arrumação.

1. Realizar os planos

Começa por projetar o espaço consoante as tuas necessidades. Imagina o aspeto geral da arrumação e depois tira as medidas ao local com precisão.

Antes de começares a montagem reúne todas as ferramentas necessárias
Antes de começares a montagem reúne todas as ferramentas necessárias

2. Colocar as calhas

  • Traçar no chão as dimensões da divisória.
  • Fixar o perfil no chão a cada 60 cm com parafusos.
  • Transferir o traçado para o teto e a parede de apoio vertical, que servirá de ponto de partida, tendo em conta a espessura da divisória.
  • Verificar a verticalidade com um fio-de-prumo.
  • Colocar uma falsa lingueta (peça de madeira que serve para orientar e montar duas divisórias) sobre o perfil fixado à parede de apoio.

3. Instalar as divisórias

Fazer deslizar um painel nas ranhuras dos perfis até ao fim da calha, contra a parede de apoio.

Colocar o primeiro painel começando pelo perfil do teto, a seguir fazê-lo deslizar sobre a base e empurrá-lo contra a parede de apoio. Em seguida, colocar falsas linguetas de junção e colá-las caso seja necessário no painel já instalado. Metade da lingueta ficará de fora para receber o próximo painel.



Segue os nossos passos para montares a divisória ou espaço com arruação
Segue os nossos passos para montares a divisória ou espaço com arruação

Instalar os painéis seguintes da mesma forma. Para terminar a divisória, instalar contra o último painel um perfil de montagem para solidarizar o conjunto. Fazer as junções das placas entre elas com os perfis e fazer desaparecer as cabeças dos parafusos.

4. Organizar a divisória

Faz um esboço da organização da divisória tendo em conta as dimensões da divisão e os objetos a arrumar. Depois deves aplicar uma primeira cremalheira contra a divisória sem a colar contra a parede lateral. Deixar uma dezena de centímetros de intervalo para poder aparafusar. Verificar a sua verticalidade com a ajuda de um nível de bolha e depois marcar o local dos parafusos de fixação com um lápis. Em seguida, marcar o local da segunda cremalheira, a 60 cm no máximo da primeira, depois a terceira e assim por diante.

5. Instalar as prateleiras

Montar os suportes que irão sustentar as prateleiras encaixando-os nas ranhuras das cremalheiras e martelá-los ligeiramente com um maço para fixá-los.

Existem diversos modelos de divisórias ou espaços com arrumação
Existem diversos modelos de divisórias ou espaço com arrumação

Para fixar as prateleiras sobre os suportes, pode encaixá-las, o que requer ter prateleiras cuja largura corresponda exatamente ao dos suportes ou realizar um pré-furo. É então necessário colocar a prateleira, marcar o local onde se vai encaixar a extremidade e realizar um pré-furo para encaixar a prateleira por cima.
Para que a instalação das prateleiras contra a divisória fique perfeita, convém efetuar ranhuras do tamanho das cremalheiras. Para esse efeito, colocar o painel sobre o suporte e marcar o local da cremalheira. Recortar seguindo as marcas com uma serra de recortes.

Deixa uma resposta


× 8 = 72