Dicas para pintar pavimentos na perfeição – Parte II

Artigo colocado em Sem categoria | 0

Tal como ficou prometido, hoje voltamos com a segunda parte do artigo “Dicas para pintar pavimentos na perfeição.” Sendo assim, vamos dar-te de seguida mais dicas sobre os cuidados a ter antes de começar a pintura, e os aspetos do suporte do teu pavimento de modo a que possas pintá-lo na perfeição.

3. Preparar o suporte a pintar (continuação)

A preparação do suporte é, como sempre, um aspeto vital para alcançar um resultado duradouro. Deves portanto ter em conta a porosidade do pavimento e ainda:

  • Humidade –  Se ainda não tiverem passado 25 dias após ter colocado o novo cimento (que é o tempo mínimo recomendado para pintá-lo), é normal que o pavimento esteja húmido. A humidade é frequentemente visível através de manchas brancas sobre a superfície. Estas marcas são produzidas pela água que, ao sair para o exterior durante o processo de secagem, arrasta os sais que estão presentes na mistura. Para além de indicar a existência de humidade, essa presença de sais altera a tinta.
    É importante limpar bem o pavimento antes da aplicação da tinta
    É importante limpar bem o pavimento antes da aplicação da tinta
    • Para eliminar a humidade dos pavimentos, podes usar ácido clorídrico dissolvido em 20% de água (2 partes de ácido clorídrico / 8 de água). Se o pavimento for muito poroso, convém molhá-lo bem com água antes de proceder à limpeza com esta solução ácida, caso contrário o sal pode ser reabsorvido. Este procedimento, para além de limpar, contribui para tornar ainda mais poroso o suporte. Para terminar, enxaguar o pavimento com água abundante e secá-lo o mais possível.
  • Estado do pavimento – Quando se trata de um pavimento antigo, deves limpá-lo com detergente e enxaguá-lo bem. Se, por sua vez, a tinta não estiver em bom estado, será necessário retirá-la com uma máquina especial (mediante polimento, fresagem, projeção de jato, etc.).

4. Aplicar a tinta

Para todos os tipos de tinta podes utilizar rolo, trincha ou pistola. Verificar as características do dissolvente recomendado pelo fabricante.



  • Primeira demão - A primeira demão é sempre aplicada bem diluída para uma ótima impregnação no suporte. Alguns fabricantes podem também recomendar o uso de tinta incolor para esta primeira demão. O rendimento estimado das tintas de pavimento, consoante as condições de absorção do suporte, situa-se entre 10 e 12 m² por litro. Tentar não diluir mais quantidade de tinta do que aquela necessária para esta demão.
    Aplicação da primeira demão
    Aplicação da primeira demão
  • Demãos sucessivas – É possível que a porosidade do pavimento te obrigue a aplicar não só uma segunda como também uma terceira demão de tinta. Convém respeitar o tempo de secagem entre cada demão. Lembra-te que o tempo de secagem é estabelecido de acordo com condições de temperatura e humidade médias (geralmente, temperatura de 20° e humidade de 60%). Se pintares pavimentos  em locais frios e húmidos, aumenta o tempo de secagem.

Estes são os procedimentos que deves ter em conta e seguir no processo de pintura de pavimentos de cimento. No próximo artigo, trazemos a última parte relativa a esta temática com todos os passos a seguir para pintar pavimentos de madeira na perfeição. Fica atenta.

 

 

 

Deixa uma resposta


2 × = 12