Dicas e sugestões para reciclar objetos antigos

Artigo colocado em Design e Decoração | 0

Quem é que disse que os objetos antigos ou até velhos não têm lugar aí em casa? Nós discordamos completamente dessa ideia e estamos aqui para a contrariar e dar-te os melhores argumentos para te provar do contrário. Pois é, os objetos velhos que à primeira vista parecem inúteis e que certamente ganharão um bilhete de ida (sem volta) para a lixeira aí da cidade, podem (e devem) ser transformados em peças modernas e muito originais que vão dar à tua decoração um toque especial. O quê? Não acreditas? Então continua a ler o nosso artigo e verás de que forma poderás reciclar objetos antigos e dar-lhes uma nova vida. Existem mil e uma maneiras de transformar objetos vintage em peças contemporâneos. Temos algumas sugestões e dicas e ainda uma série de imagens para comprovar. Ora espreita e inspira-te.

Reciclar objetos antigos: dicas e sugestões

Mobiliário

Reciclar objetos antigos, cómodas
Reciclar objetos antigos, cómodas

Se fizeres uma busca pela web facilmente encontrarás muitos exemplos de peças de mobiliários recicladas e um destaque especial para as cómodas antigas. Mesmo sendo peças com muitos anos e não estando, provavelmente, no seu melhor estado, isso não significa que não lhes possas dar outro uso. Apesar de parecer complicado, reciclar objetos antigos pode realmente ser muito fácil: só precisas de alguns materiais indispensáveis, força de vontade e alguma imaginação. Se queres transformar completamente uma cómoda, antes de tudo deves ter à mão uma lixa, um primário, tintas (com as cores que queres usar) e pincéis. Começa por lixar o móvel e remover todos os vestígios da tinta e verniz antigos, depois só tens de aplicar um primário (este passo é muito importante, pois vai proteger a peça e garantir uma melhor aderência das tintas que irás aplicar de seguida). Depois é só pintares com as tuas cores preferidas.

Dica: usa fita cola para criares padrões geométricos e facilitar a aplicação das tintas. Remove-a depois de bem seca. Para um acabamento extra brilhante podes sempre envernizar a peça de mobiliário.

Reciclar objetos antigos, mesinha de cabeceira
Reciclar objetos antigos, mesinha de cabeceira

E lá por a tua mesinha de cabeceira ter as portas estragadas, isso não implica que já não possa ter mais uso. Coloca-lhe uma prateleira e usa-a para guardar algumas peças de roupa. Podes reciclá-la tal como a cómoda, para isso basta seguires os mesmos passos.

Dica: Se não queres perder muito tempo com a pintura das peças, podes sempre forrá-las com um papel de parede ao teu gosto. É uma opção muito prática e económica.



Paletes

Reciclar objetos antigos, paletes
Reciclar objetos antigos, paletes

Certamente já saberás que podes fazer mil e uma coisas com paletes. Divisórias numa casa pequenina, empilha-las e fazer uma mesa de centro, ou até colocar-lhes em cima algumas almofadas e transformá-la num sofá de canto. Outra sugestão é fazer como na imagem e transformá-las numa cabeceira para a cama. Também as podes pintar e adaptar à tua decoração. Uma ideia simples e original.

Molduras

Reciclar objetos antigos, molduras
Reciclar objetos antigos, molduras
Reciclar objetos antigos, molduras
Reciclar objetos antigos, molduras

Partiste o vidro daquela moldura de que gostavas mesmo muito? Calma, não precisas de a pôr diretamente no caixote do lixo. Porque não reúnes todas as molduras velhas que tens aí em casa e não crias uma harmoniosa composição na parede? Podes complementá-las com frases inspiradoras ou mesmo fotografias. Também podes juntar uma ousa a essa moldura especial e usá-la para deixar uma mensagem especial ou recados para a família.

Outros objetos

Reciclar objetos antigos, escada de madeira
Reciclar objetos antigos, escada de madeira

E porque reciclar objetos antigos depende uito da imaginação de cada um, aqui ficam mais algumas sugestões. Uma escada de madeira que já não aguenta com o peso do teu corpo? Pendura-a na parede e usa-a como uma original peça de decoração ou até uma mini estante de parede onde possas colocar alguns livros.

Reciclar objetos antigos, latas velhas
Reciclar objetos antigos, latas velhas

Também existem objetos cuja beleza reside, precisamente, na sua velhice, por isso deixa as latas velhas, as tesouras e outro tipo de objetos tal e qual como estão. As peças vintage têm cada vez mais valor e facilmente se enquadram em decorações modernas, dando-lhes até um toque muito especial. Fica a dica.

Deixa uma resposta


1 × 5 =