Dicas e ideias para decorar a mesa de natal

Artigo colocado em Design e Decoração | 0

Estamos apenas a dois dias da grande noite de natal. E para esta época tão especial, pelo qual esperamos o ano inteiro, tudo tem de estar perfeito: a decoração da casa, do jardim, do pinheiro de natal, mas também a mesa para o jantar onde toda a família se reúne para celebrar o espírito natalício. Sabemos que decorar uma mesa para a noite de natal pode ser um grande desafio, por isso hoje vamos dar-te algumas dicas e ideias para te ajudar nessa tarefa. Para além da criatividade, estética e harmonia entre todos os elementos decorativos da mesa de natal, o mais importante é que esta seja funcional e prática. Vê as imagens que se seguem, lê as nossas sugestões e inspira-te.

Escolher uma cor

Por norma optamos sempre pelas cores tradicionais do natal como o verde, vermelho e dourado, mas usar outra palete de cores pode dar à tua mesa de natal um toque mais ousado, inovador e criativo. Azul, violeta e tons champanhe são boas opções. Mas não te esqueças: se usares mais do que uma cor, certifica-te que todas elas combinam harmoniosamente.

Mesa de natal
Mesa de natal

Escolher a toalha

Para escolheres a tolha mais apropriada, deves ter em conta o serviço de loiça que vais usar. Por exemplo, se as loiças são de uma só cor, opta por uma toalha de mesa com estampados; se a loiça for muito colorida o melhor será usares uma toalha lisa em tons neutros como o branco ou nude; por fim, se a loiça tiver algum tipo de padrão ao desenho, deves usar uma toalha branca completamente lisa. Para que tudo esteja perfeito, certifica-te que a toalha da mesa não tenha nenhum vinco. Se por outro lado, preferes uma decoração mais moderna, opta por usar um corre-mesa ou individuais. Há de vários estilos e tamanhos e também dão um toque original à mesa de natal. E para complementar a decoração não te esqueças dos marcadores de mesa.



Toalha para mesa de nata
Toalhas para mesa de natal

Escolher o serviço

Claro está que nada te impede de usar pratos diferentes uns dos outros com diferentes cores, feitios ou materiais, no entanto, para manter a harmonia e o equilíbrio estético da tua mesa de jantar, opta por colocar pratos do mesmo material ou do mesmo serviço de loiça. Se queres que a decoração da tua mesa tenha um estilo mais informal, podes sempre misturar pratos com motivos natalícios e pratos lisos de outras cores, desde que estes combinem.

Serviços de jantar
Serviços de jantar

Dobrar os guardanapos

Os guardanapos são um acessório indispensável numa mesa de natal. Há mil e uma formas de os dobrar grande parte delas são bem originais. faz uma pesquisa na web ou põe a imaginação a trabalhar e transforma os guardanapos da tua mesa de natal numa verdadeira obra de arte.

Guardanapos
A arte de dobrar guardanapos

Velas e enfeites

Não podem faltar na tua mesa de natal. Espalhados pela mesa de natal ou reunidos num bonito centro de mesa, as velas e enfeites são fundamentais para complementar a decoração. E não precisas gastar muito dinheiro em velas ou outro tipo de enfeites. Basta um bocadinho de criatividade e encontrarás soluções perfeitas para adornar a rigor a tua mesa de natal.

Decoração variada para mesa de natal
Decoração variada para mesa de natal

Estas são apenas algumas dicas e ideias para que possas decorar a rigor a tua mesa de natal. Agora que já tens tudo preparado para a grande noite, resta-nos desejar-te um bom natal e continuação de boas festas.

Deixa uma resposta


9 − 6 =