Dicas de limpeza pós almoço de natal

Artigo colocado em Cozinhas e Wcs, Organização, Quartos e Salas | 1

Depois de receber a família e amigos e festejar a noite de consoada, tudo fica desarrumado e fora do sítio. Limpar e organizar a casa depois da noite e dia de natal pode ser uma tarefa longa e realmente cansativa. É por essa razão que hoje temos algumas dicas de limpeza para pores em prática depois do jantar de natal. Toma nota.

Reunir e guardar as sobras

Depois de finalizado o almoço, o melhor é começar por dividir e guardar as sobras de comida. Coloca os biscoitos e snacks nas respetivas embalagens, reúne quaisquer restos de comida num tupperware e guarda-os no frigorífico. Esta é uma tarefa super importante que deves realizar logo após o final da refeição, de modo a evitar o desperdício de comida.

Guardar as sobras num tupperware evita o desperdício de comida
Guardar as sobras num tupperware evita o desperdício de comida

Lavar e limpar os copos

Apostamos que há copos espalhados por todo o lado. Para evitar que o teu serviço de copos fique incompleto, o melhor é dar uma volta pela casa e reunires todos os copos que fores encontrando. Depois deves colocá-los na máquina de lavar loiça ou então lavá-los e secá-los manualmente e voltar a arrumá-los no armário. Assim tens a certeza que não haverão copos partidos.

Lava, limpa e arruma os copos para que nenhum se parta
Lava, limpa e arruma os copos para que nenhum se parta

Pôr a máquina da loiça  a trabalhar

Não há nada pior do que encontrar um monte de loiça suja dentro da banca da cozinha. Se tens máquina de lavar a loiça, enche-a com o máximo de loiça suja possível e coloca-a a trabalhar logo após o almoço de natal e não te esqueças de selecionar o programa de lavagem económico. Assim, evitas que a sujidade fique ressequida e tens a garantia de ter loiça lavadinha para a refeição seguinte. Caso tenhas usado aquele serviço de loiça fina que te custou uma pequena fortuna evita colocá-lo na máquina de lavar: é mais seguro lavar a loiça manualmente, assim não corres o risco de a danificar. Se não tens máquina de lavar loiça aproveita para reunir a família e dividam a tarefa: uma pessoa lava, outra enxuga, e a outra arruma a loiça.



Não deixes a loiça suja acumular-se
Não deixes a loiça suja acumular-se

Toalhas de mesa, panos e afins

Depois de todo a loiça recolhida da mesa, é hora de retirar a tolha, guardanapos, panos e afins. Se os têxteis de cozinha tiverem nódoas entranhadas, esfrega um bocadinho de detergente líquido sobre a nódoa antes de colocares na máquina para lavar. Ou então podes colocá-los numa bacia com água morna e detergente em pó e deixar de molho de um dia para o outro. Isto vai ajudar a eliminar as nódoas mais facilmente.

Limpar o chão e carpetes

Depois de teres tudo mais ou menos limpo e organizado, varre as carpetes para apanhar as migalhas e depois passa a esfregona no chão. Com o entra e sai da família e amigos aí em casa o lixo no chão tende a acumular-se mais rapidamente.

Limpar o chão é uma tarefa que faz parte da nossas dicas de limpeza "after christmas"
Limpar o chão é uma tarefa que faz parte da nossas dicas de limpeza “after christmas”

Se tens mais dicas de limpeza e arrumação após os festejos de natal, não te esqueças de as partilhar connosco. Boas festas.

  1. Adorei essas suas dicas para a arrumação pós-Natal!

Deixa uma resposta


× 5 = 5