Dicas de limpeza para os vidros das janelas, espelhos e afins

Artigo colocado em Sem categoria | 0

Janelas, portas e espelhos em vidro facilmente adquirem muito pó e sujidade, mesmo se os limpamos com bastante regularidade. Para além disso, quanto mais esfregamos e passamos o pano para tentar remover aquelas sombrinhas que insistem em não sair, parece que mais riscos e marcas vão aparecendo. Um dos pontos fundamentais para conseguires uns vidros brilhantes e completamente transparentes é ter no teu armário de arrumações os produtos mais indicados para esta tarefa. Por exemplo, o melhor para limpar espelhos, janelas, as portas dos chuveiros e mobílias em vidro é usar panos em microfibra ou camurça em vez de usares o papel de cozinha, pois este último tem tendência a deixar minúsculas (mas visíveis) partículas de pelo nos vidros.

Limpeza de janelas, vidros e afins
Limpeza de janelas, vidros e afins

Bom, se não tiveres bons panos no teu armário para limpar os vidros e espelhos podes sempre adoptar a tradicional técnica das folhas de jornal. Sim, é verdade, as folhas de papel de jornal são uma boa alternativa para realizares esta tarefa, visto que eliminam a sujidade e removem facilmente as sombras e não deixam vestígios, nem de papel nem de tinta, nas vidros e janelas. No entanto, evita esfregar as folhas de papel de jornal nos parapeitos e rodapés.

Para te ajudar nesta tarefa e toná-la mais simples e rápida temos um mini guia que explica, em apenas cinco passos, como deves proceder na limpeza de janelas, espelhos, mobílias em vidro e afins. Ora lê e toma nota.

Limpeza de janelas, vidros e afins em 5 passos

Passo 1 - Começa por reunir todos os materiais de limpeza fundamentais tais como o limpa vidros ou então vinagre, água (destilada de preferência), um frasco spray, panos em microfibra e/ou folhas de papel de jornal, cotonetes e/ou escova de dentes macia.

Produtos essenciais para a limpeza de janelas e vidros
Produtos essenciais para a limpeza de janelas e vidros

Passo 2 - Se as tuas janelas ou portas de vidro têm parapeitos ou rodapés em madeira, protege-os com uma toalha seca para não os danificares.



Passo 3 - Cria o teu limpa vidros caseiro adicionando 1 copo de vinagre a 4 copos de água. Depois verte esta solução para o frasco spray.

Passo 4 - Pulveriza o produto diretamente no pano de microfibra para a limpeza. Se a janela ou vidro é de grandes dimensões e se em vez do pano vais usar as folhas de papel de jornal, então o melhor é pulverizar diretamente no vidro.

Passo 5 – Esfrega a superfície em movimentos circulares para remover toda a sujidade, pó e marcas. Em seguida esfrega em movimentos verticais e depois horizontais para que o vidro fique completamente limpo, brilhante e transparente.

Limpa as os vidros das janelas em movimentos circulares
Limpa as os vidros das janelas em movimentos circulares

Para finalizar usa o cotonete ou a escova de dentes macia limpa os cantos e beiras das janelas e com um pano seco dá lustre ao vidro.

Usa um cotonete para limpar os cantos e beiras das janelas
Usa um cotonete para limpar os cantos e beiras das janelas

E voilá! Usa o mesmo procedimento para fazer a limpeza de espelhos e mobiliário em vidro. O resultado é garantido. A limpeza das janelas, vidros e afins não tem de ser uma tarefa complicada nem morosa. Com os produtos indicados, um bocadinho de paciência e seguindo os passos descritos anteriormente os teus vidros ficarão super limpos e brilhantes sem nenhuma sombra visível. Para evitar que as tuas janelas, principalmente do lado exterior, acumulem muito pó e sujidade, limpa-as pelo menos uma vez por mês.

Deixa uma resposta


6 − = 4