Dicas de limpeza para carpetes, tapetes e afins

Artigo colocado em Organização | 0

Na sala, nos quartos ou até na entrada. Apostamos que tens pelo menos uma carpete ou tapete numa destas divisões. São fundamentais para complementar a decoração de uma casa e para a tornar mais aconchegada. Mas há quanto tempo tens essas carpetes no chão? Para além de lhe passares o aspirador para remover os pequenos lixos, alguma vez lhe fizeste uma limpeza daquelas bem profundas? Pois é, seja para manter todas as carpetes e tapetes extremamente limpos, seja para preservar a sua qualidade por muito mais tempo, a limpeza de carpetes deve ser realizada com bastante frequência. É por esse motivo que hoje vamos dar-te uma mão cheia de dicas de limpeza para carpetes, tapetes e afins sem precisares sair de casa e sem gastares fortunas em lavandarias. Lê o nosso artigo, reúne os materiais necessários e toma nota.

Dicas de limpeza para carpetes

Limpar as carpetes aí de casa é muito mais simples do que pensas. Tudo o que precisas é de alguns produtos de limpeza e um bom aspirador a vapor.

Um aspirador a vapor é fundamental para uma limpeza profunda de carpetes
Um aspirador a vapor é fundamental para uma limpeza profunda de carpetes

Deves estar a perguntar-te: e se eu não tiver um aspirador a vapor? Bem, apesar de poder ser um gasto um pouco dispendioso (dependendo da marca e potência), um aspirador a vapor torna-se, a longo prazo, um bom investimento, visto que cinco ou seis lavagens da tua carpete na lavandaria equivale ao valor de um aspirador a vapor razoável.



Remoção de nódoas comuns

Remoção de nódoas, dicas de limpeza para carpetes
Remoção de nódoas, dicas de limpeza para carpetes
  • Sempre que surgir alguma nódoa numa das tuas carpetes, o importante é que atues imediatamente na limpeza da nódoa, pois quanto mais tempo deixares passar, mais difícil será a sua remoção.
  • Para restos de comida, recolhe o máximo que conseguires com uma colher ou faca da carpete. Se a mancha for de pequena dimensão, usa  um bocadinho de água morna e detergente (com moderação) e remove a sujidade com uma esponja. Caso contrário, utiliza o aspirador a vapor na máxima potência para remover completamente a sujidade.
    Usa água morna e detergente para remover nódoas de pequenas dimensões
    Usa água morna e detergente para remover nódoas de pequenas dimensões
  • Podes ainda usar produtos próprios para remoção de nódoas em carpetes. Aplica algumas gotas sobre a mancha e deixa atuar. Caso notes alguma mudança de cor na tua carpete, então consulta um profissional de limpeza.
    O "Vanish Karpex" é um dos produtos que podes usar para limpar a tua carpete
    O “Vanish Karpex” é um dos produtos que podes usar para limpar a tua carpete

Manter a carpete limpa e bonita

  • Limpa a tua carpete com o aspirador a vapor pelo menos uma vez por semana. Se a carpete estiver numa zona da casa de grande afluência considera fazer uma limpeza a vapor duas vezes por semana.
  • Dependendo do tipo de carpete que tiveres, usa os acessórios do aspirador mais adequados para um resultado extra limpo: escova rotativa, escova de sucção, etc…
    A limpeza a vapor deve ser feita pelo menos uma vez por semana
    A limpeza a vapor deve ser feita pelo menos uma vez por semana
  • Mesmo fazendo uma limpeza regular das tuas carpetes, não te esqueças de as levar à lavandaria uma vez por ano ou a cada 18 meses, para uma limpeza profissional.
  • Usa uma tesoura para “aparar” os fios da carpete que podem ter alguma sujidade incorporada. Não os puxes, pois podes danificar a carpete.
  • Remove as marcas deixadas pelo mobiliário, esfrega a lateral de uma moeda na parte danificada ou usa o secador num temperatura média. Mas atenção: não o aproximes muito da carpete, pois podes queimá-la.

Aqui ficam algumas das dicas para limpeza de carpetes e afins. Tomaste nota? Então agora põe mãos à obra. E já sabes, se tiveres mais alguma dica de limpeza para carpetes, partilha-a connosco deixando um comentário.

Deixa uma resposta


− 7 = 2