Despensa organizada em 10 passos

Artigo colocado em Cozinhas e Wcs, Organização | 0

Faz já algum tempo que não te damos dicas de organização. Hoje é o dia. E Porquê? É simples, como o natal está quase aí à porta as idas ao hipermercado devem ter aumentado consideravelmente: o bacalhau para a ceia, os vinhos, a mercearia para fazer os doces, os chocolates, etc, etc… Uma infinidade de produtos que nesta altura do ano enche até às bordas todas as prateleiras de arrumação seja dos armários da cozinha ou da dispensa. Falta de espaço? Não, falta de organização. É por isso mesmo que hoje vamos dar-te uma série de dicas para que possas arrumar e organizar da melhor maneira possível a tua despensa. Estás pronta?

1. Arranjar motivação

Se andas a evitar realizar esta tarefa, nós temos três boas razões para te motivarem a fazê-la: vais poupar dinheiro, tempo e ainda aprender a controlar as tuas compras (importante para quem pretende estabelecer um orçamento para as refeições diárias).

Despensa organizada
Uma despensa organizada vai ajudar-te a poupar tempo e dinheiro

2. Começar do início

Começar do início implica esvaziar todas as prateleiras. Aproveita para fazer uma limpeza daquelas mais profundas antes de começares o processo de organização. Esta tarefa vai ajudar-te a manter as coisas organizadas por muito mais tempo.

3. Fazer um inventário

Faz uma lista pormenorizada de todos os produtos que tens na despensa e não te esqueças de a levar contigo quando fores ao hipermercado. Manter a lista atualizada vai ajudar-te na hora de fazeres as compras. Assim, podes confirmar aquilo que tens na despensa e comprar apenas o que faz falta.

Armário de cozinha
Também podes seguir estas dicas para organizar os teus armários de cozinha

4. Categorizar

Tenta definir uma zona/prateleira para cada categoria de artigos. Por exemplo, mantém o pão, cereais e biscoitos numa zona; as bebidas noutra; massa, arroz, feijão e afins numa outra zona; etc. Muito importante: coloca na frente todos os artigos cuja data de validade está mais próxima do fim para serem usados em primeiro lugar. Assim evitas o desperdício.



5. Usar caixas e frascos

São muito económicas e muito práticas. Usa caixas ou frascos para separar os produtos ou as diferentes categorias. Para além de salvarem espaço, dão um aspeto mais clean à despensa e ajudam a manter a organização.

Caixas de arrumação
Caixas de arrumação

6. Etiquetar

Se colocares uma etiqueta em cada caixa e/ou prateleira com a descrição daquilo que lá está dentro vais encontrar muito mais fácil e rapidamente os produtos que de que precisas.

Etiquetas ajudam a identificar mais rapidamente os produtos
Etiquetas ajudam a identificar mais rapidamente os produtos

7. Dar uso às portas

Tenhas uma despensa independente ou apenas os armários da cozinha, deves aproveitar até o espaço nas portas. Usa-as para colocares organizadores específicos e arrumar os produtos mais pequenos, como especiarias ou enlatados.

Colocar prateleiras na porta dá mais arrumação à tua despensa
Colocar prateleiras na porta dá mais arrumação à tua despensa

8. Não esquecer a criançada

Para quem tem filhos, o melhor é usar uma prateleira baixa e de fácil acesso para colocar chocolates, biscoitos e afins. Assim podes evitar a bagunça gerada pelos mais pequenos quando andam na caça aos doces.

9. Usar o espaço extra

Usa o espaço da parede se o tiveres. Utiliza ganchos específicos para colar nas paredes e pendura, por exemplo, um dispensador para os sacos das compras que podes reutilizar.

10. Manter a organização

A tua despensa pode ficar desarrumada de vez em quando. Vai estando atenta e  duas vezes por mês verifica se tudo está limpo e nos devidos lugares. Assim não precisas de perder horas a organizar tudo de novo. Bom trabalho!

Deixa uma resposta


+ 9 = 17