Decorar a árvore de natal em 7 passos

Artigo colocado em Design e Decoração | 1

Seja qual for o teu estilo ou orçamento, a árvore de natal que vais montar aí em casa é a peça central de toda a decoração natalícia. Uma bonita árvore de natal exige um plano específico e muita dedicação na hora de decorar, por isso, hoje vamos dar-te algumas dicas para que possas decorar a rigor o teu pinheiro de natal.

Passo 1

Escolher uma árvore

Pode ser natural ou artificial. Seja qual for a tua escolha, o importante é que seja uma árvore com uma forma simétrica e o tamanho adequado à divisão onde a vais colocar. Tem em conta que um pinheiro natural exige mais cuidados: deve ser regado e estar num clima adequado. Por sua vez, os pinheiros artificiais são fáceis de transportar, montar e moldar.

Passo 2 

Escolher um esquema de cores

Escolher uma pequena palete de cores é fundamental para que a árvore tenha um aspeto completo e coeso. Tens várias opções: as cores clássicas do natal (vermelho e verde); cores de inverno (azul, prateado e roxo); cores metálicas (dourado, prateado e bronze); etc. A escolha é tua.

Árvore de natal
Decidir um esquema de cores é essencial para uma decoração coesa

Passo 3 

Escolher as luzes

Existem lâmpadas para todos os gostos, mas desde já alertamos: uma série de pequenas luzes, em vez de tubos de plástico com luzes no interior, vai dar à tua árvore um ar mais requintado e bonito. Lembra-te que as luzinhas de natal servem para acentuar a decoração da árvore, por isso tenta escolher uma série de luzes que combine com o esquema de cores escolhido.

Passo 4

Começar a decorar



Depois de reunires todos os materiais chegou a hora de decorar. Primeiro deves pendurar as luzes de natal: começa a desenrolar a série de luzes do topo até ao fundo da árvore, empurrando-as parcialmente para dentro dos galhos de modo a esconder o cabo. Deixa um espaço uniforme entre as luzes e certifica-te que todos os pontos (especialmente os mais escuros) da árvore estão preenchidos.

Passo 5 

Colocar as grinaldas 

Para pendurares as grinaldas e/ou fitas segue o mesmo procedimento do passo anterior e coloca-as, uniformemente, nos espaços deixados entre as luzes de natal.

Adorno para topo da árvore
Escolhe um adorno vistoso para o topo da árvore

Passo 6

Colocar a estrela no topo da árvore

Quem disse que o melhor tem de ser guardado para o fim? Pensa assim: se colocares o ornamento escolhido no topo da árvore antes das bolas e restantes enfeites, depois não tens de te preocupar em alcançar o topo da árvore sem destruir nenhum enfeite especial. Estrelas, anjos e flocos de neve, são algumas opções para colocar no topo da árvore. Atreve-te e experimenta algo novo.

Ornamentos de natal
Coloca na árvore, em último lugar, os enfeites de natal

Passo 7

Colocar as bolas e restantes enfeites

Mais uma vez começa do topo para o fundo e pendura, em primeiro lugar, os teus adornos preferidos. Espalha-os por toda a árvore e em lugares de mais destaque. Depois vai colocando nos espaços vazios os restantes enfeites. Faz atenção ao seu tamanho para que possas espalhá-los de forma equilibrada. Evita pendurar os enfeites na ponta dos galhos, pois podem cair facilmente, e se tens animais em casa, o melhor é não pendurares nenhum enfeite precioso no fundo da árvore.

  1. Passo 0 (o meu): começar a babar-se e a comprar enfeites ainda sem ter árvore nem casa onde a montar… :p

Deixa uma resposta


3 + 4 =