Conselhos para conseguir uma decoração monocromática

Artigo colocado em Design e Decoração | 0

É muito normal que antes de escolheres as tintas para dar mais cor às divisões da tua casa deves colocar-te imensas perguntas. Uma delas pode ser “quantas cores posso utilizar numa só divisão, sem saturar o espaço?” Bem, três é quantidade máxima de cores que podes utilizar numa divisão, mas tudo isso pode depender também da maneira como vais “acessorizar” o espaço. Enquanto uns gostam de divisões coloridas, outros dão preferência ao uso de uma só cor, adornando as divisões com uma decoração monocromática. Ao mesmo tempo há quem se pergunte: “qual o interesse de ter uma divisão toda da mesma cor?”, “podemos conseguir fazer uma decoração monocromática com qualquer cor e em qualquer divisão?” Bem, encontra as respostas nas imagens que seguem e vê como conseguir uma decoração monocromática original e elegante.

Decoração monocromática

Decoração monocromática: azul profundo e branco mosaico
Decoração monocromática: azul profundo e branco mosaico

Azul profundo – Trata-se de uma cor fria que os profissionais costumam usar para decorar as divisões de repouso como o quarto ou a casa de banho. No entanto, existem determinadas nuances de azul, como a que podes ver na imagem, que são usadas nas divisões comuns, como a sala de jantar ou a cozinha. Aqui a decoração monocromática é apoiada pelo negro das cadeiras que contrastam na perfeição com a cor das paredes. O turquesa e o preto é um duo de cores muito elegante e atual, a consumir sem moderação.

Branco mosaico – Escolher um tom branco puro para decorar a cozinha é uma ideia ousada. Aqui são as formas das peças de loiça em cerâmica que quebram a monotonia da divisão e que a valorizam. Num ambiente de cozinha, como o da imagem, são os alimentos, os acessórios e utensílios que dão um toque de cor e vida ao espaço.



Quarto em tons "Abricoté"
Quarto em tons “Abricoté”

Abricoté – Um quarto imaculado que dá a sensação de se dormir sobre uma nuvem. Trata-se de uma escolha audaz se tivermos em conta as limpezas do quotidiano, mas o resultado monocromático é simplesmente fabuloso. Um espaço luminosos e suave perfeito para descansar. Trata-se de um tom “abricoté” (branco com um ligeiro toque de laranja) que combinam na perfeição com materiais como o algodão, o cetim e o linho.

Os tons escuros também funcionam para conseguir uma decoração monocromática
Os tons escuros também funcionam para conseguir uma decoração monocromática

Cinza pérola - Uma cor que apela a um luxo discreto e refinado. Uma discreta palete de diferentes tons cinza que se combinam entre si e evitam a monotonia: jogar com as diferentes nuances de uma determinada cor é a solução para animar a decoração. O cinza é um tom neutro, mas que pode ganhar uma dimensão “fria” dependendo dos tons escolhidos, que pode ser usado tanto no quarto como nas restantes divisões da casa. As texturas e formas dos acessórios deverão trazer a sensação calorosa e agradável nesta divisão de descanso.

Cinza “Chesterfield” – Os tons cinza escuros também são um boa opção para se criar uma decoração monocromática. No entanto para não se perder a intimidade da divisão opta por combinar os tons cinza escuros brilhantes com os matte. Na imagem, por exemplo, é o sofá cinza com acabamento brilhante que dá um toque especial à divisão.

Deixa uma resposta


8 × 9 =