Como organizar um espaço de trabalho aí em casa

Artigo colocado em Design e Decoração, Organização | 0

Trabalhar em casa é uma tendência que se encontra em plena expansão. Muitas pessoas optam por trabalhar a partir de casa visto que a atividade laboral se torna menos stressante, reduz-se o tempo de transporte para os locais de trabalho e também os custos associados aos espaços de trabalho criados pelas empresas. Trabalhar em casa traz vantagens tanto para os trabalhadores (que vão ganhando mais independência), como para os empregadores.

No entanto, mesmo para trabalhar em casa necessitamos de um espaço de trabalho calmo e propício à atividade que vamos desenvolver, mesmo que não tenhas a oportunidade de desfrutar de uma divisão inteira para criares o teu escritório. É por esse motivo que no artigo vamos dar-te alguns conselhos e dicas sobre como organizar um espaço de trabalho em casa de uma forma simples e muito eficaz. Para ler, tomar nota e pôr em prática.

1. Uma atmosfera serena - Para começar é preciso desculpabilizar o trabalho em casa. Exercer uma atividade profissional no teu lar não exige um rigor assim estrito como o que é necessário para o bom funcionamento de um empresa. O essencial é começar por instaurar um ambiente sereno num espaço claro e desocupado com uma música de fundo para criar um ambiente musical suave.

Cria um espaço de trabalho em tua casa
Cria um espaço de trabalho em tua casa

2. Um espaço livre de barulhos perturbadores - Um dos maiores desafios de trabalhar em casa é não misturar a vida profissional com a vida privada. Pode parecer evidente, mas quando trabalhas em casa, deves encarar o teu espaço de trabalho como um verdadeiro espaço de trabalho e não como se estivesses em casa.

Para isso, procura um espaço livre de barulhos perturbadores e que te possam distrair: a televisão, o rádio nas alturas, etc… Assim podes receber as tuas chamadas telefónicas e video-conferências de uma forma muito profissional e sem distrações.



3. Uma boa conexão Wi-Fi - Mesmo a trabalhar em casa o mais certo é precisares de consultar o teu email ou lista de contactos em linha. Por isso é important que tenhas no teu espaço de trabalho caseiro uma boa conexão à internet e uma bom sinal telefónico. A Web será o teu melhor aliado para comunicar com os outros trabalhadores e também para arquivar todo o teu trabalho, caso não tenhas muito espaço em casa para guardar capas e dossiers.

O teu espaço de trabalho pode ser pequeno desde que esteja organizado
O teu espaço de trabalho pode ser pequeno desde que esteja organizado

4. Um pequeno mas organizado espaço de trabalho - É claro que podes trabalhar às segundas no salão e às quintas na cozinha, mas nós recomendamos a libertação de um pequeno espaço onde possas instalar o teu material sem teres a preocupação de o mudar de sítio constantemente. Não importa que o espaço seja pequeno, desde que seja luminoso e que esteja organizado.

5. Uma cadeira adaptada e bom material de trabalho - Muito mais do que a mesa de trabalho, a escolha de uma cadeira confortável é fundamental. Para evitar a má postura e os problemas na coluna, escolhe uma cadeira compatível com a altura da tua mesa de trabalho e uma cadeira confortável que se adapte às tuas necessidades.

Escolhe uma cadeira confortável para o teu espaço de trabalho
Escolhe uma cadeira confortável para o teu espaço de trabalho

Para além disso, e em função da profissão que exerces, não te esqueças de ter sempre à disposição todo o material de trabalho necessário: papel, canetas, máquina de calcular, etc. E claro dá sempre um toque pessoal ao teu espaço de trabalho para que este seja mais apelativo e motivador.

Deixa uma resposta


4 − = 1