Barbecue ou churrasqueira: a melhor opção para adornar o teu jardim

Artigo colocado em Jardins e Pátios | 0

Nos últimos artigos do mês de fevereiro trouxemos-te uma espécie de mini guia com tudo aquilo que precisas de saber sobre iluminação para espaços exteriores e algumas dicas e conselhos para escolher o mobiliário mais adequado para espaços exteriores. E porque esta é a melhor altura para começar a pensar em preparar os nossos jardins e pátios para as estações mais quentes, decidimos manter-nos dentro desta temática e partilhar contigo algumas características sobre barbecue e churrasqueiras de modo a que possas escolher a melhor opção para adornar o teu jardim e disfrutar ao máximo dos teus espaços exteriores. Para ler com atenção e tomar nota.

Antes de mais nada se estás a pensar em fazer um churrasco para desfrutar um pouco mais do teu jardim, deves informar-te sobre as características e tipos de barbecues e churrasqueiras disponíveis. É necessário ter em conta os modelos, detalhes e vantagens de cada um para que possas escolher o que melhor se adapta ao teu estilo de vida e à tua casa.

Adorna o teu jardim com um barbecue ou churrasqueira
Adorna o teu jardim com um barbecue ou churrasqueira

Barbecue ou churrasqueira, qual a melhor opção?

Antes de optar por um barbecue ou uma churrasqueira, deves ter em conta o espaço disponível no jardim, assim como o modelo, os materiais e o tipo de combustível que melhor se adapta às tuas necessidades.

  • Acendimento elétrico, tradicional ou a gás: Se optares por um acendimento elétrico, o barbecue deverá estar ligado a uma tomada elétrica; o tradicional, à base de lenha ou carvão; ou o de gás que funciona com uma botija de gás.
  • Rapidez e simplicidade: O orçamento, a comodidade, bem como o transporte e a mobilidade, são essenciais na hora de tomar uma decisão.

Na hora de escolher o tipo de barbecue, deves atender a vários aspetos, como o espaço, o modelo e o tipo de combustível ou sistema de cozedura. Caso tenhas um grande jardim, o ideal é procurar uma esquina ou canto para instalar a churrasqueira e, se for o caso, os módulos. Também tens outras opções disponíveis que te permitem escolher o modelo e a estrutura, compostos por diferentes módulos, como por exemplo, as bancada, gavetas, prateleirass, etc. Se estás limitado a um espaço reduzido, o melhor é optar por um barbecue, que podes depois guardar em qualquer lugar e também transportar sem nenhum esforço.



Modelos de churrasqueira

Modelos de churrasqueiras
Modelos de churrasqueiras
  • A carvão e lenha:Combinando os dois combustíveis, tem a vantagem de poder utilizar o carvão para um acendimento rápido e a lenha para alimentar as brasas. A melhor opção para usufruir dos tradicionais churrascos.
  • Modulares: Em função do espaço do qual dispões no teu jardim e do uso que lhe vai dar, também tem a possibilidade de criar a sua própria churrasqueira por módulos. Pode encontrar:
    • Bancada: Trata-se das diferentes estruturas em cimento ou ladrilho refratário (à prova de fogo), com as quais pode modelar a sua churrasqueira. Algumas incluem lava-louça.
    • Grelha: Utensílio de ferro em forma de grelha que se coloca sobre as brasas para cozinhar os alimentos.
    • Prateleiras: Estantes para acrescentar à estrutura.
    • Fogões: Parte coberta, com tampa, para assar os alimentos.
    • Gavetas: Auxiliares para guardar pinças, talheres, pratos, etc.

Barbecues

Modelos de barbecue
Modelos de barbecue

Compactos, de metal ou madeira são a escolha perfeita para aqueles que não dispõem de um espaço amplo no jardim ou querem desfrutar de um bom churrasco no terraço. Com acendimento elétrico, ou seja, através de uma tomada elétrica, ou de funcionamento tradicional, através da queima de carvão vegetal, estes barbecues ocupam uma superfície de cerca de 50 cm de altura por 40 cm de largura, e tem um peso de cerca de 50 kg. Depois de ter escolhido entre barbecue ou churrasqueira, não te esqueças dos acessórios que melhoram os desempenhos e a funcionalidade: elevador, plancha, grelhador, etc…

Deixa uma resposta


7 − = 5