Astúcias para uma limpeza rápida e eficaz da casa

Artigo colocado em Sem categoria | 0

Quando chega aquela altura da semana em que temos de fazer a limpeza a fundo lá em casa, uma das nossas grandes preocupações é ter a certeza que temos todos os produtos indispensáveis: lixívia, limpa vidros, produto para os móveis, chão, casa de banho, cozinha, etc, etc. Enfim, uma panóplia de produtos e artigos de limpeza que, tudo somado, fazem um valor considerável nas despesas do mês. A boa notícia que temos para ti é que para fazeres uma limpeza rápida e eficaz à tua casa não precisas de comprar 1001 produtos diferentes nem de gastar fortunas em detergentes no supermercado.

Só precisas de bicarbonato de sódio, limão ou vinagre para limpares o interior da tua casa sem pores em risco a tua saúde ou o ambiente. Com estes ingredientes consegues criar produtos de limpeza económicos, ecológicos e super eficazes. Segue as nossas dicas e vê como podes fazer uma limpeza rápida e eficaz à tua casa sem gastar muito dinheiro.

Produtos naturais para uma limpeza económica e ecológica
Produtos naturais para uma limpeza económica e ecológica

1. Desodorizante natural para a banca e frigorífico – com o acumular de resíduos e restos de comida tanto a banca como o frigorífico podem ganhar mau cheiro que inevitavelmente se vai espalhar pela casa. Para remediar este inconveniente só precisas cortar uma rodela de limão e colocá-la no orifício de evacuação da água. Vai substituindo as rodelas de limão regularmente e verás que os odores vão desaparecendo.

2. Lavar o chão de tijoleira - Só precisas de um balde cheio com água quente e adicionar um copo de bicarbonato de sódio. A mistura é perfeita para lavar o chão e paredes de tijoleira. E para um acabamento perfeito passa por água limpa.

3. Desinfetar o caixote do lixo - É um dos locais onde se acumulam mais bactérias. Para o limpar deves misturar uma colher de sopa de bórax com quatro colheres de sopa de água quente e umas gotas de óleo essencial de “tea tree”. Mergulha um pano limpo nesta mistura e usa-o para limpar e desinfetar o caixote do lixo.



Deves desinfetar o caixote do lixo com muita regularidade
Deves desinfetar o caixote do lixo com muita regularidade

4. Limpar a máquina de lavar loiça - É uma tarefa que deves fazer regularmente para que a máquina trabalhe eficazmente. A astúcia de limpeza é muito simples: coloca no local da pastilha um colher de sopa de bicarbonato de sódio e põe a máquina a lavar (no programa económico) sem loiça dentro.

5. Limpar a casa de banho - Temos uma dica de limpeza rápida e eficaz: num balde deita meio copo de vinagre branco, duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio e adiciona água quente. Com uma esponja ou escova, usa esta mistura para lavar a sanita, o lavatório, banheira e afins.

Limpeza de casa de banho
Limpeza de casa de banho

 6. Limpar os móveis em madeira - Não precisas recorrer a produtos nocivos e inflamáveis para esta tarefa. Basta polvilhares  um pano húmido com bicarbonato de sódio e passar sobre os móveis. Simples não é?

Limpa os móveis em madeira com um pano húmido polvilhado com bicarbonato de sódio
Limpa os móveis em madeira com um pano húmido polvilhado com bicarbonato de sódio

Estas são apenas algumas astúcias para fazeres a limpeza rápida e eficaz em casa. Num próximo artigo vamos trazer-te mais dicas e truques para que realizes esta tarefa de forma mais simples e sem gastar muito dinheiro.

Deixa uma resposta


+ 8 = 9