Astúcias para uma limpeza rápida e eficaz da casa – Parte I

Artigo colocado em Sem categoria | 0

Como sabes, no início da semana, dedicamos um artigo ao tema “Astúcias para uma limpeza rápida e eficaz da casa”. Hoje decidimos voltar ao mesmo tema e trazer mais uma série de truques e dicas super práticos e simples para que consigas realizar a limpeza da tua casa sem gastar uma fortuna em detergentes e produtos de limpeza.

Bem, antes de começarmos a enumerar mais uma série de astúcias para uma limpeza rápida e eficaz da casa temos de relembrar que para esta tarefa só precisas de bicarbonato de sódio, limão ou vinagre. Ao usares estes produtos para limpar o interior da tua casa não estás a pôr em risco a tua saúde ou o ambiente. Com estes ingredientes  consegues criar produtos de limpeza económicos, ecológicos e super eficazes. Segue as nossas dicas.

1. Para limpar a banheira - Depois de um longo dia de trabalho nada melhor do que um banho quente para relaxar. Má notícia, a tua banheira está suja e cheia de marcas e é preciso passar à ação limpeza O truque? Polvilha o fundo e lateral da tua banheira com bicarbonato de sódio, esfrega com um pano húmido e depois passa por água limpa. Depois é só desfrutares do teu banho.

Limpeza da banheira
Limpeza da banheira

2. Limpar e fixar a cores das tuas cortinas, tapetes, sofás em tecido e afins – Depois de tantas lavagens, as cores dos têxteis decorativos começam a desbotar e a ficar sem vida. Se compraste recentemente mais têxteis para a tua casa e queres que as suas cores se mantenham garridas, mesmo depois das lavagens, este é o momento ideal para atuar. Enche uma bacia com água morna/quente adiciona umas gotas de vinagre e sal grosso, depois é só mergulhares os têxteis nesta solução antes da primeira lavagem na máquina.



Mantém as cores dos têxteis intactas
Mantém as cores dos têxteis intactas

3. Acabar com os maus odores do caixote de areia do gato - Se tens gatinhos aí em casa, uma das tarefas que realizas com muita regularidade é a limpeza do caixote de areia que mesmo sendo perfumada pode reter, ao fim de uns dias, maus odores. A boa notícia é que nós temos mais um método de limpeza natural e eficaz: polvilha o fundo do caixote com bicarbonato de sódio e depois enche-o com a areia. O bicarbonato de sódio vai neutralizar todos os odores indesejáveis.

O bicarbonato de sódio neutraliza os maus odores
O bicarbonato de sódio neutraliza os maus odores

4. Para limpar a alcatifa - Se experimentaste todos os produtos milagrosos (e mais alguns) e mesmo assim não consegues eliminar aquele mancha na tua carpete não desesperes, pois nós temos a solução. Num recipiente despeja dois copos de água quente mais uma colher de sopa de sabão de Castela. Em seguida, acrescenta menos de meio copo de vinagre branco e  essência de lavanda. Mistura bem todos os componentes e, depois de mergulhares uma esponja nesta solução, esfrega sobre a alcatifa. Para um melhor resultado usa uma escova para melhor limpar no interior das fibras.

Usa água morna e detergente para remover nódoas de pequenas dimensões
Limpeza de alcatifas

5. Para limpar e preservar a cor dos móveis de plástico do jardim – Dissolve uma colher de sopa de Bórax em dois copos de água quente e adiciona uma colher de café de sabão de Castela líquido, sumo de meio limão e umas gotas de óleo essencial à tua escolha. Mistura bem e aplica esta solução nos móveis de exterior e limpa com um pano húmido.

Deixa uma resposta


8 × 9 =