Astúcias para fazer da tua casa um lugar sereno e acolhedor

Artigo colocado em Design e Decoração | 0

Para que o interior de uma casa seja sereno, acolhedor e zen não é só a decoração que é fundamental. É a arte de cultivar um lugar agradável onde cada objecto tem a sua razão de existir, seja pela sua beleza decorativa, seja pela sua utilidade. Como já deves ter percebido pela título do artigo, hoje decidimos trazer algumas astúcias e dicas que deves pôr em prática para fazeres do interior da tua casa um lugar sereno, com um ambiente acolhedor e equilibrado. Para ler, tomar nota e experimentar.

Conhece as nossas astúcias para que o interior da tua casa seja sereno e acolhedor
Conhece as nossas astúcias para que o interior da tua casa seja sereno e acolhedor

1. Arrumar e limpar quotidianamente - A desordem é uma distração visual. Cada vez que os teus olhos se cruzam com uma pilha de papéis, de bijutaria mal arrumada ou um monte de roupa suja, uma parte do teu espírito começa a trabalhar numa maneira de tratar de toda esta desorganização eficazmente. A primeira coisa a fazer se queres uma casa mais serena é arrumar e limpar todas as superfícies quotidianamente.

2. Fazer uma triagem e organizar - Tira uma tarde para fazer uma triagem a cada armário e removeres tudo aquilo que já não usas. Guarda apenas os objetos que fazem falta ou os que gostas mais. Verás que os armários e prateleiras organizadas não vão sobrecarregar o ambiente e será muito mais fácil de encontrar o que procuras.

Manter os armários organizados é uma das astúcias para uma casa serena e acolhedora
Manter os armários organizados é uma das astúcias para uma casa serena e acolhedora

3. Não hesites em pedir ajuda - Se achas que o teu salão está a precisar de uma nova decoração ou se queres otimizar o espaço de uma determinada divisão, então não hesites em pedir ajuda e contrata um profissional. Vai propor-te várias soluções e aconselhar-te a melhor para ir ao encontro das tuas necessidades.



4. Integrar os 5 elementos na decoração - Para trazer um pedaço de natureza para o interior da tua casa:

  • Água – aquários, plantas aquáticas, fontes
  • Terra – plantas e flores naturais
  • Fogo – chaminé, salamandra, velas ou incenso
  • Metal – adornos decorativos
  • Madeira – peças de mobiliário e acessórios decorativos.

5. Reduzir o número de bibelots - É outras das astúcias para criar um ambiente sereno e acolhedor. Livra-te do excesso de bibelots e guarda apenas aqueles que mais estimas ou que são especiais. Bastam duas ou três peças decorativas para dar um toque especial a uma divisão sem a sobrecarregar.

6. Deixar entrar luz natural - Aprende a amar a luz natural e utilizá-la ao máximo nas tuas divisões. Ao fim do dia, quando a luminosidade natural baixa, acende algumas velas em vez de todos os candeeiros de teto. Criarás um ambiente mais suave, relaxante e acolhedor.

As flores naturais decoram e perfumam a tua casa, criando um ambiente muito sereno
As flores naturais decoram e perfumam a tua casa, criando um ambiente muito sereno

7. Deixa entrar os aromas naturais na tua casa - Seja através de velas perfumadas, incensos, óleos essenciais, ou até flores naturais que além de perfumarem uma determinada divisão, ainda trazem mais cor e decoram. E porque não aproveitar para colher as flores ao longo de um passeio matinal pela campo?

 

Deixa uma resposta


8 × = 72