Aplicar mosaicos em vinil passo a passo – Parte II

Artigo colocado em Design e Decoração | 0

Se segues a nossa página atentamente e se bem te lembras, no último artigo trouxemos-te os primeiros passos a seguir para uma correta aplicação de mosaicos em vinil. Hoje vamos dar seguimento ao tema e explicar-te o que deves fazer depois de prepares os mosaicos para a sua aplicação. Toma nota.

Passo 6: Colocação dos mosaicos

No verso de cada mosaico há uma película de proteção que deve ser retirada no momento da colocação. Também há nessa película de proteção uma seta a indicar o sentido a seguir para uma colagem correta dos mosaicos.  Se orientares a seta para a direita no momento da colocação do primeiro mosaico, os seguintes devem também ser orientados para a direita.

Sentido da colocação de mosaicos em vinil, Leroy Merlin
Sentido da colocação de mosaicos em vinil, Leroy Merlin

Partindo do centro da divisão traçado com o lápis, ajusta o mosaico contra um dos ângulos retos formados pela interseção dos seus dois traços. Pressiona-o firmemente contra o solo do centro para as extremidades do mosaico. Coloca a seguir o segundo mosaico, lado a lado com o anterior, respeitando o sentido das setas. Este segundo mosaico deve ser contíguo ao anterior, ao longo de uma das linhas de colocação traçada no solo. Traça uma linha constituída de mosaicos até à parede. Contra a parede, deves recortar um mosaico do tamanho do espaço vazio.

  • Dica: Para uma boa aderência ao solo dos mosaicos em vinil, recomenda-se que não sejam colocados com uma temperatura inferior a 10 °C. Idealmente, a temperatura deve estar entre 15 e 20 °C.

Passo 7: Recortar os mosaicos



  • Sem retirar a película de proteção, coloca o mosaico a recortar sobre o último já colocado e colado. Ajuste-o bem sobre este último.
  • Pega num terceiro mosaico e, sem retirar a película de proteção, coloca-o em posição, contra a parede e exatamente sobre a linha de colocação que traçaste. Deve sobrepor-se ao mosaico a recortar para servir de régua.
  • Traça uma linha com o lápis sobre o mosaico a recortar seguindo o bordo superior do mosaico.
    Aplicação dos mosaicos em vinil
    Aplicação dos mosaicos em vinil
  • Com uma régua, recorta o mosaico com um x-ato seguindo a linha acabada de traçar e pressionando firmemente. Dobra o mosaico várias vezes para facilitar o seu corte.
  • Retira a película de proteção. O mosaico deve inserir-se perfeitamente no local previsto.
  • Traça os recortes irregulares sobre uma folha de papel e recorta-os.
  • Transfere a figura obtida sobre um mosaico e recorte-o com o x-ato. Retire a proteção e cola-o.

Passo 8: Os acabamentos

Termina a primeira linha partindo do centro em sentido contrário e progredindo da mesma forma. Depois de terminada a primeira linha, procede da mesma forma a segunda linha e assim por diante até ao fundo da divisão.

Se por inadvertência cair cola sobre um mosaico, limpa-a com um pano embebido em álcool de queimar. Não uses acetona porque pode queimar o plástico dos mosaicos. Resta apenas aguardar 24 a 48 h para reinstalar a tua mobília.

Depois de aplicados os mosaicos deves ter em atenção os acabamentos
Depois de aplicados os mosaicos deves ter em atenção os acabamentos

Dica: Para substituir um mosaico danificado e já colado, deve cortá-lo com o x-ato em várias partes. Começa por aquecê-lo com um secador para amolecê-lo e retire a seguir os pedaços começando pelo meio para não danificar os mosaicos adjacentes. Substitui-o por um mosaico novo.

 

Deixa uma resposta


+ 4 = 7