Aplicar mosaicos em vinil passo a passo – Parte I

Artigo colocado em Design e Decoração | 0

Para conseguires a colocação dos teus mosaicos em vinil, a preparação do local é a etapa mais importante: o solo deve estar muito bem limpo e seco. Assegura-te de armazenar os mosaicos vinílicos na divisão um ou dois dias antes da colocação. Depois de colocados é muito fácil proceder à sua manutenção. Segue agora passo a passo, todas as as etapas da aplicação de mosaicos em vinil.

Mosaicos em vinil, Leroy Merlin
Mosaicos em vinil, Leroy Merlin

Passo 1: Retirar os móveis da divisão

O solo deve ser duro, sem asperezas e plano. Se tiveres um piso radiante, a sua temperatura não deve de modo algum alcançar os 28 °C. Este aquecimento deve estar instalado há mais de um mês e desligado 24 a 48 h antes da colocação dos mosaicos. Devido aos riscos de condensação acrescidos debaixo do revestimento, alguns fabricantes desaconselham fortemente a instalação de mosaicos vinílicos no caso de um piso radiante reversível.

Passo 2: Preparar o solo

O solo deve estar bem limpo e seco. Deves limpá-lo com um produto desengordurante e retire as nódoas de tinta ou de gesso. Passa o aspirador e no caso de um solo novo, é necessário tornar o solo perfeitamente liso efetuando um alisamento.

Antes de aplicação dos mosaicos em vinil, certifica-te que o chão está bem limpo
Antes de aplicação dos mosaicos em vinil, certifica-te que o chão está bem limpo

Se o teu solo é um pavimento de madeira, verifique bem a sua estabilidade. É imperativo que as lâminas estejam bem fixadas, que o pavimento seja plano e esteja em bom estado geral, sem grandes buracos ou ausência de lâminas. Em caso contrário, consolida-o ou retira-o.



Passo 3: Calcular o número de mosaicos

Calcula com rigor a superfície em m² da divisão, multiplicando o comprimento pela largura. Obterás assim a superfície. No caso de uma divisão irregular, divide-a em várias partes de formas geométricas convencionais (quadrados e retângulos) e calcula a superfície de cada uma delas e adiciona a totalidade. Uma dica é adquirir 10% de mosaicos vinílicos a mais em relação à superfície da divisão.

Passo 4: Preparar os mosaicos

Os mosaicos devem ser desencaixotados e armazenados na divisão 24 ou 48 h antes da colocação, em pequenas pilhas, com a decoração para cima, para ficarem a temperatura ambiente e evitar qualquer dilatação depois de colocados.

Passo 5: Preparar a colocação dos mosaicos

Para uma colocação correta dos mosaicos em vinil é necessário começar no centro da divisão em direção às paredes. Divide a divisão em 4 partes sensivelmente iguais traçando dois eixos perpendiculares e cortando-se no centro da divisão. Para esse efeito, encontra o meio da largura da divisão e coloque uma marca.

Aplicação dos mosaicos em vinil
Aplicação dos mosaicos em vinil

Transfere esta medição tantas vezes quanto necessário ao longo de todo o comprimento da divisão até conseguires traçar uma reta perpendicular à largura da divisão. Procede da mesma forma sobre o comprimento da divisão e traça uma reta perpendicular ao comprimento da divisão.

Deixa uma resposta


+ 4 = 8