Adeus verão… Olá jardins de inverno!

Artigo colocado em Design e Decoração, Jardins e Pátios | 0

É verdade! O Verão já lá vai e parece que o tempo mais cinzento e chuvoso veio para ficar. Mas lá porque o sol não quer dar ares da sua graça e presentear-nos com uns raios calorosos, isso não significa que as tardes relaxantes passadas no jardim tenham acabado.

Não vamos aconselhar-te a fazer as malas e viajar de férias para um país tropical. Muito pelo contrário, o melhor é ficar por casa e aproveitar os dias frios de inverno junto do teu cantinho de natureza. Como? É fácil. Leva um pedacinho do teu jardim para dentro de casa.

Os jardins interiores, também conhecidos por jardins de inverno, têm vindo a ganhar cada vez mais adeptos e são uma boa opção para quem procura modernizar a decoração lá de casa. Para além de serem económicos e de fácil manutenção, os jardins de Inverno tornam os espaços interiores mais bonitos e acolhedores.

 

Espaço do vão de escada reaproveitado e transformado num jardim interior
Espaço do vão de escada reaproveitado e transformado num jardim interior

 

Para começares já a planear a construção do teu jardim de Inverno deixamos-te  aqui uma série de dicas para seguires ou te inspirares.

Escolher o local – Os jardins de inverno podem ser construídos em qualquer divisão, seja no vão da escada, nos corredores, no hall de entrada ou até na casa de banho debaixo do lavatório. Antes de mais dá uma vista de olhos aí por casa e procura os espaços com mais potencial para acolher o teu jardim de inverno. No entanto, é importante não esquecer que até um jardim interior precisa sempre de alguma claridade e de luz natural.

 

Claraboia_Hera

hall de entrada jardim interior

Jardim interior em cozinha
Um toque mais fresco e colorido para as cozinhas
jardim interior varanda
Para além de decorativo, um jardim interior também pode ser um espaço para estar
jardim interior sala
Um espaço amplo bem aproveitado, Juliana Freitas

casa de banho com jardim interior



 

Escolher a vegetação mais apropriada –  Esta escolha depende essencialmente da luminosidade do local porque as plantas, mesmo dentro de casa, também precisam de mais ou menos luz. Opta por plantas com raízes pouco profundas e volumosas e que possam estar abrigadas em vasos. Antúrios, palmeiras Raphis, begónias, catos e lírios-da-paz são alguns exemplos que vão adorar fazer parte do teu jardim interior.

lirios da paz
Lírios-da-paz
palmeira
Palmeira Raphis
anturio jardim interior
Antúrios
cactos para jardim interior
Catos

 

Decorar e Cuidar – Podes decorar o teu jardim de Inverno com vasos de cerâmica mais rústicos ou modernos e adorná-los com areia, cascas de árvore ou pedrinhas. E se ainda houver espaço acrescenta uns bancos ou uma mesinha de apoio. A manutenção deve ser semelhante à de um jardim exterior: regar, adubar, mudar a terra e tirar as folhas mortas. Acima de tudo acarinha e cuida das tuas plantas e transforma o teu jardim de inverno num refúgio acolhedor.

vasos em vidro jardim interior
Vasos em vidro para uma decoração mais moderna
jardim interior rustico
Elementos em madeira para uma decoração mais rústica
Pedras para adornar o jardim de Inverno
Pedras para adornar o jardim de inverno

Deixa uma resposta


× 2 = 2