5 dicas para uma casa mais ecológica

Artigo colocado em Cozinhas e Wcs, Jardins e Pátios | 0

Sabemos que os tempos não estão para grandes gastos e cada euro poupado é uma mais valia. É por isso mesmo que hoje decidimos partilhar contigo uma das nossas resoluções para o ano 2015: uma casa mais ecológica.

Parece complicado? Mas não é. Com pequenos e simples gestos podemos transformar a nossa habitação num local mais ecológico, amigo do ambiente e, o melhor de tudo, poupar uns bons troquinhos nas contas da luz e água ao final do mês. Fizemos uma pesquisa e vamos dar-te 5 dicas, bem simples, que podes e deves seguir para tornar a tua casa mais ecológica. Toma nota.

1. Evita deixar as luzes ligadas. Este é o primeiro passo para conseguires economizar. Mesmo que a tua casa esteja equipada com lâmpadas economizadoras, poupas mais se as mantiveres desligadas sempre que não precisas delas. Mas há mais, as paredes e tetos pintados com cores claras ajudam a  refletir a luz natural, reduzindo assim a necessidade de iluminação artificial.

As lâmpadas economizadoras consomem menos energia
As lâmpadas economizadoras consomem menos energia

2. Sabias que os equipamentos em standby representam 12% do teu consumo de energia anual? Pois é, carregadores de telemóveis, microondas, TV, aparelhagem, entre outros equipamentos devem ser desligados da tomada sempre que não estão a ser utilizados.

3. Lava as tuas roupas em programas económicos ou de baixa temperatura, não te esqueças de utilizar sempre a carga máxima nas lavagens e de manter o filtro limpo. Se possível, programar as lavagens para períodos noturnos. Seguindo estes passos, podes reduzir até cerca de 40% do teu consumo de energia e ainda preservar por mais tempo as tuas roupas.



Sistema de captação de água da chuva
Sistema de captação de água da chuva

4. Poupar água. Há inúmeras maneiras de não desperdiçar água: manter as torneiras desligadas quando lavas os dentes, aproveitar a água da chuva para lavar os carros ou o pátio, para regar o jardim, para descargas do autocolismo. E neste último caso, para poupares ainda mais, podes também colocar uma garrafa de água cheia dentro do autoclismo e assim reduzir a quantidade de água das descargas.

5. Reciclar. Esta dica não podia falar na nossa lista. A reciclagem é muito importante e deves tentar, todos os dias, separar o lixo orgânico do lixo que pode ser reciclado e depois colocá-lo nos respectivos ecopontos. Mas não é só o lixo que podes reciclar: transforma mobiliários e objectos que já não usas em bonitas e originais peças de decoração. Aqui no site já te ensinamos a reutilizar loiça antiga, gaiolas vintage e a fazer candeeiros reciclados.

DIY: reciclar garrafões de plástico
DIY: reciclar garrafões de plástico

Estas são apenas algumas dicas básicas para começares a reduzir o consumo de energia e água e tornares a tua casa mais sustentável. Depois de incluíres na tua rotina diária estes passos, faz uma pesquisa mais aprofundada e encontrarás muitas mais soluções. Os painéis solares ou os sistemas de captação e tratamento das águas da chuva, por exemplo, reduzem significativamente os consumos de eletrecidade e água. São caros bem sabemos, mas a longo prazo compensa.

Se és adepta das habitações sustentáveis e  tens mais dicas para reduzir os consumos de energia e ter um casa amiga do ambiente, não te esqueças de as partilhar connosco.

Deixa uma resposta


1 × = 1